CANDIDATOS COM PhD EM POLÍTICA

É engraçado como uma eleição muda a vida das pessoas, seus comportamentos, suas atitudes, enfim, é capaz de transformar o mais antipático dos homens num ser educado e polido, o mal, num cordeirinho e o ladrão em santo. Aqui na minha cidade fico observando os candidatos em época de eleições e me divirto com suas patéticas atitudes, com os exageros dos cumprimentos, com reconciliações de pessoas que foram inimigas (os) à anos, com as discussões em esquinas e bares, com as divisões familiares por apoiarem candidatos opostos e principalmente com a hipocrisia daqueles que outrora eram contra um segmento político, que brigaram para derrubar uma facção contrária aos ensejos da população mas que hoje estão no mesmo caminho desta facção inclusive aliados com os membros dela.

Será que o poder mexe tanto assim com a cabeça, é tão importante a ponto das pessoas deixarem de lado seus princípios para não perdê-lo?

Será que vale a pena gastar tanto para se eleger vereador numa cidade pequena cujo salário é menor ainda? Será que é a vontade de usar terno ou será que é a esperança de quando morrer, ter uma rua com seu nome? Realmente são questões dificílimas de responder(pior que isso, só vestibular).

Já repararam como eles acenam, acenam, acenam até para cachorro na rua na esperança de conquistar o voto do dono, carregam crianças (coisa que nunca fizeram em casa), conversam com todo mundo(impressionante como eles tem tempo em época de eleição), anotam pedidos e mais pedidos, dos mais singelos aos mais absurdos e falam com tanta convicção que serão atendidos que as pessoas já saem dizendo que foram atendidas.

Distribuem remédios, dão cestas básicas, consertam estradas, prometem empregos para a filha, o filho e o espirito santo, casas, lotes pelo sistema BNH (se fosse Bom Não Haveria), entram nas casas humildes e agem com tamanha naturalidade como se morassem numa delas, tomam bules e bules de café e fumam até cigarro de palha se for preciso para impressionar o eleitor demonstrando que ele é ‘’gente da nossa gente’’.

Tem os intelectuais que sabem que o povo detesta promessas e já chegam dizendo: - “Prometo a vocês que não farei promessas” nem falarei mal dos outros, péssimos, candidatos .

Tem os discursos, no horário político da tv, dos pequenos partidos:

- Boa noite caros telespectadores, sou (acabou o tempo).

No Brasil nunca houve fidelidade partidária( é como jogador de futebol quem pagar mais leva) e por esse motivo instituíram o pluripartidarismo com uma enormidade de partido e siglas: tem pds, ptb, pps, pmdb, pt, pc do b, prn, enfim, são tantos que dá vontade de mandá-los todos para pqp.

Imaginem a notícia do jornal: “FHC baixou um MP publicada no DO pedindo o recadastramento de todos os CPF”s e CNPJ para melhor controle por parte do BC que farão comparações com os IRPF e IRPJ de 08 com IRPF e IRPJ de 09. ENTENDERAM? Nem eu....!!!!

Wilson Silvério