Velho Ano Novo

Devia-me sentir em profunda alegria, no máximo do jubilo, em contentamento de quase êxtase por conta do festejar de um novo ano o qual se aproxima.

Obviamente existem aqueles os quais nem se atem muito no pensar do próximo ano, como o que há de se fazer, trabalhos a cumprir, erros para consertar – ou ao menos remendar. Eles simplesmente esperam pela festa. Neste caso, como bom brasileiro, não importando muito se pobre ou rico, deve passá-lo na praia. À beira mar como prefira os bons amigos abastados de venturança. No ver da queima de fogos, do espumante explodindo e depois sendo sorvido pelos sedentos companheiros, beijos para o namorado ou namorada, ou se não assim, um roubado duma moça ali passando desapercebida, distraída, absorta e principalmente contemplativa no observar do estourar dos fogos iluminando a abóboda celeste, negra por agora.

Há aqueles os quais esperam o seu passar como nele já vivendo, fazendo promessas para si mesmo, de que tudo mudará desde o romper do ano – acredito que este seja um dos poucos casos de juramento para si mesmo. E ficam assim imaginando, ano que vem será assim, deste modo, ou daquele outro, ou seja, tudo a mesma coisa no contornar de um para o qual virá.

E ainda existem aqueles poucos coitados – chamo-lhes com razão de agourados esses pobres! – os quais rogam para Deus no passar mais rápido deste ano que se avizinha do final, porque de fato fôra ele péssimo, por conta duma perda de emprego, traição da namorada a qual de fato acontece bastante nos dias de hoje, motivos de doenças, e por ai vão as causas, razões e circunstâncias. Contudo no fundo, dou-lhes credito pelo fato deles terem uma tremenda esperança a qual no ano próximo, tudo se consertará, e correrá tão pleno quanto um rio de forma morosa, maviosa, e mesmo tênue para um resultado belo.

Em ambos os casos, de fato não dois, mas três, fica compreendida no âmago da consciência de cada um de nós, que realmente o único novo o qual deva existir, é aquele a habitar dentro de nós. Nunca fora. E sim dentro. Apesar de o passar dos anos novos ter-lhes já dado a sensação de que sejam velhos.

-Vovó, é ano novo!

-Felicidades futuras para vocês meus netos.

E para mim também...