"NATAL, DE MUITOS NOMES"

- (PSN * 27/12/2008) -

Como sempre "FELIZ NATAL", e grandes momentos de confraternização, alegria e união.

Será?...

Onde mesmo está as raízes do natal?

Está na troca de amabilidades?

Pois até a igreja católica plagiou esse momento de raízes tão antiga como os festejos pagãos em celebração ao solstício de inverno, ou as festas da colheita em outras comunidades, tão antigas quanto são as origens do homem na terra.

Hoje, a mais nova incorporação do natal dos últimos tempos é o famoso "Papai Noel", será mesmo um bom velhinho?

Sabemos, que uma grande empresa, viu nesta figura comemorativa, nada mais, nada menos ,que uma chance de promover seus produtos e sua marca pelo mundo afora, e assim acamular fortunas, usando todos tipos de artimanhas sentimentais para criar um clima de euforia e consumismo (sempre associado ao seu produto). Mas usando uma dialética, uma carapaça de sentimentos sem nexo, já deturbando a imagem do "bom velhinho", que nem essas cores tinha.

O antropôlogo frances Claude Levi-Strauss (1908) já em 1952 em seu ensaio "O Suplício de "Papai Noel", já desmascara esse mito e traça uma linha entre o mito antigo e as razões do Papai Noel da modernidade, onde nada de bom se vê nesta alegoria natalina, chegando a triste constatação de uma pulsão de vida/morte, onde a criança presenteada gera um significado do ser humano adulto querer enganar a própria morte.

Mas hoje o mito "Papai Noel" está muito mais cruel do que este ensaio filosófico de Strauss.

Nos endividamos com supérfluos e com o ledo engano ,que um dia de felicidade, um dia de mesa farta supera todos os outros dias de angustia e endividamento sem necessidades.

Já que falamos em Natal, voltemos ao mito cristão. "Um menino pobre de bens materiais, mas rico de dons imortais: amor, carinho, perdão, consciência, ajuda, consideração, e principalmente respeito pelo seu semelhante". Esse menino, a muito, por muitos esquecido, deve ser o verdadeiro espírito do natal cristão.

Creio, se um dia ele aqui aparecer e alguém lhe perguntar sobre o significado do natal, ele responderá:

_ O Natal é 365 dias de paz consigo mesmo, com sua consciência, com seu semelhante e consequentemente comigo (este é o verdadeiro espírito natalino cristão).

Estamos realmente prontos para viver esse Natal?... Quem tiver que me atire a primeira pedra.

INSPIRAÇÃO MUDA
Enviado por INSPIRAÇÃO MUDA em 27/12/2008
Reeditado em 30/12/2008
Código do texto: T1355307
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.