Dando nome aos bois....
As vezes fico tentando imaginar no que as pessoas se inspiram para dar nomes as coisas ou pessoas, é difícil compreender os motivos que levaram alguém a batizar o sofá de sofá e não de porta bundas ou sentador.
Claro que muitos nomes se originaram do Latim ou da invasão cultural de outros países mas muitos deles não fazem o menor sentido enquanto que outros subentende se algo mais, como no caso de ‘’ Jarbas’’ o que nos leva a lembrarmos de mordomo, ‘’rex’’; de cachorro e por aí adiante...
Sei que há pessoas que dão o nome aos filhos homenageando seus ídolos, familiares ou Santos de devoção, as vezes por promessas (e os filhos quem pagam), amizade, enfim, são inúmeros os motivos que nos levam aos nomes.
Vejam alguns nomes curiosos registrados em cartório :
O objetivo não é de ridicularizar, mas de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro.
Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados:
Acheropita Papazone, Adolpho Hitler de Oliveira, Agrícola Beterraba Areia Leão, Alce Barbuda, Aleluia Sarango, Alma de Vera, Amado Amoroso( já pensou, já nasceu fruta!),
Amin Amou Amado, Antônio Americano do Brasil Mineiro, Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete, Aricléia Café Chá, Avagina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida), Barrigudinha Seleida( que coisinha meiga!), Fomi de Tucunduvá, Benvindo Viola(será que era torcedor do Santos ?), Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide), Comigo é Nove na Garrucha Trouxada, Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco, Graciosa Rodela( imagina na chamada da escola!), Himineu Casamenticio das Dores Conjugais( hahahahahhaha), João Cara de José( porque não colocaram José então????), João Cólica, João da Mesma Data, Lança Perfume Rodometálico de Andrade (gostei do Rodometálico ), Letsgo (de Let's go)( haha, tô impressionado), Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha( oh my God), Maria Tributina Prostituta Cataerva( coitada!), Otávio Bundasseca (hehehehe), Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto(imaginem ela dirigindo um Pálio), Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel( sem noção!!! ),Tospericagerja (em homenagem à seleção do tri: Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho), Última Delícia do Casal Carvalho, Um Dois Três de Oliveira Quatro(esse é ótimo), Vicente Mais ou Menos de Souza.
Imagine o Otávio Bundasseca saindo com a Prostituta Cataerva que é amiga da Pália Pélia Pólia que tem um pálio e beijou o Lança Perfume Rodometálico que disse ao Comigo é Nove na Garrucha Trouxada estar apaixonado pela Barrigudinha Seleida que, por sua vez, brigou com Avagina por causa da Bucetildes pois nunca gostou do Amim Amou Amado porque ele flerta com Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete irmão da Aricléia Café Chá que anda com Fomi de Tucunduvá, amigo do Benvindo Viola que chamou João Cara de José de Rodela Graciosa que, ofendido, narrou à Um Dois Três de Oliveira Quatro a morte de João Cólica e Vicente Mais ou Menos de Souza (ufa...).
Para meditar...por que ‘’cueca’’ e não ‘’paueca’’ ?
Wilson Silvério