A Falsidade do PT
Escrevo em coluna política de jornal de Mato Grosso do Sul, jornal modesto, mas que pelo preço é um dos mais vendidos no Paraguai.
Publiquei num dos comentários, que o sucesso pessoal de Lula, ou seja, sua vinda como homem pobre do nordeste, que por esforço pessoal aprendeu o ofício de torneiro mecânico nas salas de aula do SENAI, conseguiu emprego certo e em pouco tempo transformou-se no mais conhecido líder sindical brasileiro, é um mérito que não pode ser desconhecido.
Insistiu em candidatar-se à presidência da República, sofrendo consecutivas derrotas, até ocupar o mais alto posto, eleito pelo voto. Seu governo não teve nenhum brilho, mas o homem Lula tem carisma e muita sorte. A reeleição não foi difícil. O governo permaneceu morno, usufruindo conquistas plantadas desde o Império. E como Lula tem sorte mesmo, é descoberto um lençol petrolífero imenso.
Experimentado, o presidente, sempre muito falante, é bastante otimista, fato que agrada a todos. Em suma, dado ao seu mérito essencialmente pessoal, é tido como aceito por mais de 70% da população, em pesquisa do Datafolha. Existe fundamento. Mesmo que seu governo seja bastante discutível, como já falei, Lula transformou-se numa espécie de mito, e se conseguir tirar o país da crise mundial, vai consolidar definitivamente sua posição de líder.
É este o meu pensamento.
Como sou colaborador do Pravda, o maior jornal da Rússia e do mundo socialista, enviei a matéria que foi publicada, link http://port.pravda.ru/news/cplp/10-12-2008/25545-recordlula-0 que pode ser conferido pelo leitor. Não sou comunista, nem mesmo socialista tradicional, mas entendo que os regimes políticos devem adaptar-se a modelos mais contemporâneos. O mundo em que vivemos está anacrônico faz tempo.
Um regime mais igual para todos, excessivamente democrático, com partidos livres, casa legislativa de respeito e talvez parlamentarista é fato a ser pensado pelos filósofos políticos atuais.
Que fez o Partido dos Trabalhadores, empenhado em eleger Dilma a sucessora de Lula? Achincalhou o meu artigo original, no jornal de MS.
Reacionário, sem visão política nenhuma, e por aí vai. Quando enviei o artigo publicado no Pravda, publicaram com honras e pompas. Chamaram-me “companheiro fiel” e outros adjetivos. Ou seja, aproveitaram-se do artigo no jornal russo, para insinuar que estou na lista dos Dilma 2010. Não gosto da Ministra Dilma Roussef. Antipática, com visão política limitada, mais parecendo diretora de escola para alunos “difíceis”, não me convence de forma alguma, e não se elegerá.
O prestígio de Lula é pessoal. Por mais que se esforce em transferir algo para a sisuda Chefe da Casa Civil, Lula não vai conseguir muita coisa. Seu prestígio, como já disse, é pessoal e intransferível. Que pode ser abalado com a crise. Sinais já existem. Dos 80 bilhões de dólares que entraram no país em 2007, este ano eles somam apenas quase 2 bilhões, uma queda desastrosa.
Talvez alguns estranhem o teor levantado, mas é bom lembrar que a crônica política sempre foi uma das mais saborosas.
Deixo a reserva aberta, não usarei nenhum tipo de restrição, a fim de que o leitor interessado possa acessar o link com um toque simples. Vejo que depois de publicado, o link não funciona.
Meu desejo não é criar polêmica. Apenas estou citando um fato.