EU NÃO SENTIREI SAUDADES...
Vem chegando mais um ano. Não quero refazer a lista das promessas não cumpridas, dos sonhos não realizados. Já tenho idade suficiente para saber que as tais listas não funcionam. Só listamos aquilo que não estamos muito seguros se faremos ou não. O que é realmente importante sempre se dá um jeito de fazer, portanto...
Este ano farei diferente. Listarei as coisas das quais não quero sentir saudades. E não sentirei, com certeza, saudades da exploração dos seres humanos por seus semelhantes. Não quero sentir saudades das vezes que chorei de impotência diante da injustiça, da maldade, da mentira, da falsidade.
Não levarei comigo nenhuma saudade da fome que vi estampada nos rostos infantis que encontrei na rua, dos pedintes que atravessaram meu caminho, dos juros absurdos cobrados pelos bancos e administradoras de cartão de crédito, dos pacotes para salvar banqueiros e montadoras e nenhuma ação para dizimar a fome.
Não sentirei saudades das estatísticas da prostituição infanto-juvenil, do tráfico de drogas e de mulheres, das mortes provocadas por balas perdidas, do analfabetismo, dos acidentes de trânsito, do desemprego, da violência contra mulher, dos excluídos.
Não levarei comigo a saudade das coisas não feitas, dos cursos adiados, das reformas não realizadas, dos passeios que deixei de fazer, das visitas que adiei, das cartas que não foram enviadas, dos telefonemas que não recebi, dos e-mails que não foram respondidos.
Não quero sentir saudades das coisas que me magoaram e me fizeram chorar. Nem quero sentir saudades, por exemplo, das noites em claro a espera do resultado de um exame e, muitos menos, das lágrimas de medo diante do resultado. Não, eu não quero a saudade que magoa, fere e entristece.
Quero despedir-me de 2008 sem mágoas, sem saudades das coisas que não posso mudar, mas me incomodam e me entristecem. Quero levar comigo a capacidade de sonhar e reinventar a vida, de sonhar e fazer acontecer, a coragem de lutar pelas coisas que acredito e a certeza de que, apesar de tudo, sempre haverá eu e você.
Da Série: Esperando 2009.