Comício de Adhemar

Pois é...

O Dr. Adhemar de Barros tinha um compromisso lá em Pirajú.

Comigo? O famoso do "rouba mas faz"?

Não!

Mas subi no seu palanque! Lá mesmo no Cine Jardim.

Meu pai ora era Ademarista, ora Janista, decepcionpou-se, como muitos brasileiros.

Foi Vereador.

e depois foi...

Nessa época, meu pai tinha um bar, com snooker e que não fechava.

Esse bar me deixou também indeléveis lembranças...

Minha mãe, cuidava de fazer salgadinhos para vender. Me lembro que mal dava tempo de atravessar o salão de bilhar, e a bandeja esvaziava. Muito bom o pastel da D.Júlia. Que saudade!

E para fazer aquele tempero imbatível do recheio, costumava colocar cheiro verde, isto é Cebolinha, salsa e também a Alfavaca.

Era realmente uma delícia!

Mas o cheiro verde, tinha na casa de minha tia Ermelinda, que era de uma dedicação enorme com seu pomar e horta. Então minha mãe pedia para eu fosse lá buscar, sempre que necessitava.

Foi num desses dias que voltando com a encomenda de minha mãe,e a recomendação de minha tia de voltar correndo que minha mãe poderia se preocupar que pude participar ou estar presente em um palanque com o ilustre cidadão.

Vendo aquele incomum alvoroço na frente do cinema, não tive dúvidas, fui entrando, na certeza de que algo diferente iria ver, matiné, seriado, troca de gibis, sei lá..

Mas que nada, tudo aquilo fora um evento político e o visitante ilustre era nada mais nada menos que o Dr. Adhemar de Barros, candidato a governador do Estado, e deveria pronunciar um comício...

Não tive dúvidas e quis escutar tudo de pertinho e subi naquela parte do cinema, bem próximo do enorme telão, e passei a olhar curiosiamente a todos que alí estavam.

O que mais me chamou a tenção foi que, o Dr. Ademar de Barros, não falava por si, pois tinha um cupincha ao lado dele que ía ditando-lhe as palavras...

Aquilo me deixou um pouco decepcionado, pois um político de tal importância e representante do povo, deveria pronunciar seus discursos sem nenhuma ajuda. Mas hoje, vejo que a cada dia mais políticos e altos dignatários dos votos populares, realmente precisam de ajuda ao lado, pois, a cada dia que passa, não sei se por mediocridade ou pirraça, o destino continua a jorrar nos palanques as mais estapafúrdias figuras, que, mal sabem escrever o próprio nome.

Aí vemos figuras populares a maltratarem o nosso rico vernáculo, e, me calo, já perdoando o Dr. Adhemar, afinal, mal sabia ele que o legado de futuros políticos, seriam mais "desletrados" ainda...

Como ninguém se importava mesmo comigo, eu fiquei ali com a encomenda de mamãe na mão, aquele maço de cheiro verde, que talvez até melhorasse o odor do ambiente.

Não me lembro bem se aguardei até o final, mas em seguida fui prá casa, e este foi um fato que me marcou a minha infância... só isso!!!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 25/12/2008
Reeditado em 04/01/2009
Código do texto: T1352584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.