FALE BEM OU MAL, MAS FALE DE MIM....

O que será que leva um ser humano a falar (mal)de outro? A inveja, a dor de cotovelo, a vontade de estar no lugar daquela pessoa, a frustração, ódio, ciúmes, complexo de inferioridade ou incapacidade?

São tantas as razões prováveis desse ‘’ falar mal’’, sim porque é muito raro ouvir alguém elogiando ou parabenizando, talvez por medo de reconhecer o mérito de outrem ou porque, talvez, não seja muito próprio do ser humano elogiar seu semelhante.

Acho uma grande besteira pois cada um tem sua qualidade, o que deve ser enaltecida sem economia de palavras, então porque apenas apontarmos os defeitos?

O impressionante é que quando começam a falar mal, as pessoas tendem a se aproveitar do fato(comentado) para aumenta-lo, exagera-lo de maneira tal que um simples deslize se torne algo incomensurável, digno de execração pública.

Ainda mais quando se trata de cidade pequena como a nossa, onde todos participam da vida de todos, como numa familia, é que a coisa se complica, pois um simples resfriado pode transformar o sujeito(coitado) em um tuberculoso, se emagrecer demais é aids, se engordar é depressão, cãibra vira osteomielite, se enriquecer muito rápido é traficante, empobrecer é por causa de mulheres ou jogo, trocar de carro constantemente é cabrito, andar muito em companhia de homens é homossexual, de mulheres é mulherengo ou seja não há acordo quando se trata da língua ferina de algumas pessoas. O pior é que, mesmo que o fato não se consuma, junto ao povão tem gente que jura ‘’de pés juntos’’(nunca entendi essa expressão) ter testemunhado o ato, contando com detalhes o ocorrido, inclusive local e hora.

O que será que pensa uma pessoa dessas? Que vantagens ela leva em fazer crer que sabe de tudo, que viu tudo? Será frustração? Engraçado é que ninguém prova nada e se for chamada para testemunhar na frente do difamado(a), ela nega dizendo que não sabe de nada, não viu nada, etc.

Essas mesmas pessoas não tomam consciência dos seus atos, não param para pensar que uma mentira ou mesmo um boato pode ter repercussões catastróficas na vida de outrem, a não ser quando a intenção é essa mesma o que não é justo pois nisso tudo estão inseridas outras pessoas, coadjuvantes, que não merecem esse tipo de maldade.

Se o ser humano fosse um pouco mais solidário, talvez, muita gente não seria ladrão, nem maconheiro, nem mulherengo, afeminado, traído, etc, tem até um dito popular que diz:

‘’GOSTARIA DE SER TÃO BONITO QUANTO MINHA MÃE DIZ QUE SOU,

TER O DINHEIRO QUE A SOCIEDADE PENSA QUE POSSUO,

SER TÃO BOM DE CAMA QUANTO MINHA ESPOSA ACREDITA QUE SOU E

TER TANTAS MULHERES QUANTO MEUS AMIGOS DIZEM QUE TENHO.”

Wilson Silvério