"Covardia Feminina" =Crônica do Cotidiano Caseiro=

Minha mãe e minha mulher são duas covardes. As duas, reunidas, têm mais de 130 anos de experiência feminina acumulada e a usam, juntas, contra mim, que tenho apenas 61 aninhos, ou seja, menos de um quinto da idade necessária para entendê-las e menos da metade das idades das duas somadas. Partindo da boba premissa de que a mulher amadurece mais depressa que o homem (às vezes digo que apodrece mais depressa e elas ficam bravas), o que elas às vezes fazem comigo é um verdadeiro massacre. Vejam se não tenho razão:

Minha mãe, não contente de ser uma aberração, visto que é uma sogra que adora a nora – e vice-versa, está sempre a favor dela, mesmo que eu esteja coberto de razão em algum assunto discutido às claras. Ou seja, as duas conseguem entender claramente a lógica maluca uma da outra, como se fosse a coisa mais simples do mundo. De tal maneira que eu fico boiando totalmente e crendo, cada vez mais, que é coisa da silenciosa e permanente guerra dos sexos. O “inimigo” não pode jamais ter razão em coisa alguma, mas mesmo que tenha razão, tem que ser combatido para não se atrever a levantar a crista e tripudiar sobre as "inimigas". Mulheres unidas jamais serão vencidas ou convencidas por um homem...

Um exemplo do que estou dizendo:

- Meu filho, passe pra mim no meu banco, retire o que tiver lá e me traga. Depois eu vou te pedir que faça alguns pagamentos com o dinheiro.

- Mãe, porque é que você não faz logo a lista dos seus pagamentos e eu dou uma saída só pra você? Pego o dinheiro e pago o que tiver que pagar.

- Acho melhor trazer o dinheiro e eu separo para cada pagamento.

- Se você conseguir me explicar a vantagem, mãe, eu trago o dinheiro e depois saio para fazer os pagamentos. Prometo.

- Não está na cara a vantagem, menino? Não é muito melhor sair com o dinheiro separado para cada coisa?

- Mãe, você só pode estar brincando...Se eu levar a lista, retirar o dinheiro, e fizer logo seus pagamentos, eu ganho tempo dando uma saída só. Ou você esqueceu que trabalho quase que o dia todo?

- Bem, filho, eu preferia que fizesse do meu jeito, mas como não posso te obrigar...

Aí vem minha mulher:

- Sua mãe tem razão, amor...

- Eu não te perguntei nada, minha gênia; mas se você souber me explicar tanta razão, eu faço como as duas Einsteins querem.

- Não adianta...Você é teimoso demais. Faça como quiser, como achar melhor.

Saio, pego o dinheiro no banco, faço os pagamentos de minha mãe, entrego o troco direitinho, como um bom menino, mas as duas ainda ficam por um bom tempo me olhando meio torto e ainda recebo, quase sempre, um comentário do tipo:

- Tudo que ele faz é mais complicado...

Temos em casa dois telefones. Um é o da cara Telefonica (que além de cara é tão pão-dura que manteve o “Telefonica” sem acento pra economizar tinta no circunflexo brasileiro), e o outro é o da Net, que é muito mais barato por ser Voip.

Já cansei de explicar à minha mãe que o da Telefonica tem que ser deixado só pra receber chamadas. Ligar para interurbanos e celulares só com o da Net.

Ela pega o da Net e liga 015!! Ou seja, paga duas vezes mais, já que paga à Embratel para completar uma ligação pela Telefonica.

- Mãe, já cansei de te explicar que o “pretinho”, o sem-fio, é o da Net. Na Net tem que usar o 021, mãe...

- O sem-fio não é o da Net?

- É, mãe.

- E daí, que importância tem eu discar 015 e usá-lo? Não dá na mesma?

- Mãe, se não fossem o amor e respeito que lhe tenho, e ainda ser um filho criado à moda antiga, eu diria claramente que você é metade burrinha, metade deficiente. Veja se entende de uma vez por todas, manhê: o sem-fio é para discar zero-vinte-e-um pa-ra in-terur-ba-no ou para li-gar para ce-lu-lar. Os com fio são para uso em ligações locais ou para receber chamadas. Entendeu?

- Você pensa que eu sou burra pra falar tão explicadinho, tão devagarinho? Não sou criança nem estou gagá, filho. Quer saber de uma coisa? Vou passar a usar só o meu celular, pronto. Assim você para de me encher a paciência com esse assunto.

- Tá bom, mãe. Use o celular pra tudo. Até o dia em que tiver que empenhar toda sua pensão pra pagar a conta dele...

- O sem-fio é 021. Agora eu decorei, filho.

Decorou na ponta da língua: no dia seguinte deu quatro ou cinco telefonemas através do “sem-fio” e gastou quase cem reais batendo demorados papos, tranqüilamente, com minhas irmãs que moram longe. Ligou 015 para os celulares delas, pelo telefone 021 da Net, e ainda me acusou de não saber explicar direito a respeito do assunto!!!

Dessa vez minha mulher ficou caladinha. Fez-se de morta. Deu uma de Lula. Não trairia a aliada dando razão ao “inimigo” aqui. Safada...

Há dias em que as duas não me dão razão nem quando estou calado, mas continuo gostando das duas do mesmo jeito. Devo ter um parafuso a menos...

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 24/12/2008
Código do texto: T1350715
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.