LET BE ! (DEIXE ESTAR !)

 

   Tem certos dias em que eu acordo muito bem. Boa noite de sono, café da manhã tranquilo, uma rápida olhada pela janela para saber como está o tempo, sair de casa assobiando, um sol morno tocando meu rosto enfim, começo de um dia prenunciando agradáveis surpresas pela frente.

    Tirar o carro da garagem sem nenhum problema, cumprimento da vizinha que acaba de voltar da padaria e aí, como sempre faço, ligo o rádio. E que música tenho a alegria de voltar a ouvir ? Sim, aquela mesma, “LET BE” (Deixa estar!), com o Beatles.

     Não faz muito tempo escrevi uma crônica sobre outra música dos Beatles, “SOMETHING” e na ocasião justifiquei que não era (aliás, nunca fui e dificilmente serei) um crítico musical , mas tanto “SOMETHING” quanto “LET BE”, além dos Beatles é claro, mexem comigo. Me deixam feliz, me fazem viajar pelo mundo dos sonhos.

    Como eu disse acordei alegre, assobiando e a música só me fez ficar ainda mais alegre e feliz . LET BE é linda ! Tanto pela sua linha melódica e os acordes , quanto pela sua letra.

   A um determinado trecho Paul McCartney diz : ”.....e quando as pessoas de coração partido, morando no mundo concordarem, haverá uma resposta, deixe estar....”.

   À primeira vista pode parecer incompreensível mas se olharmos bem, se analisarmos bem, se abrirmos nosso coração para a incrível sensibilidade dos versos vamos entender o recado que foi deixado.

   Para tudo há uma resposta, uma razão e porque não dizer, uma conseqüência . Por maior que seja o problema, por mais negro que o dia comece, sempre há uma resposta. E quase sempre positiva. Depende da forma como encararmos.

   Aliás mais adiante, outros versos dizem.....”e quando a noite está nublada, há ainda uma luz que brilha em mim, brilha até o amanhã, deixa estar....”.

   A grande questão é que nem sempre paramos para refletir sobre os fatos que acontecem nas nossas vidas, bem ao nosso redor. Sei que é muito difícil enfrentar e superar obstáculos, problemas e dificuldades naturais, normais no nosso dia-a-dia.

   Também temos a incrível capacidade de muitas vezes considerar que problemas só existem no nosso caminho, que só nós enfrentamos dificuldades, assim como quase sempre conseguimos imaginar que o que nos aflige jamais vai sair dos nossos corações.

    Quando o músico e poeta diz que “a noite está nublada e que a luz brilha em mim” é porque certamente ele acreditou que nos momentos negros, acima das nuvens negras e da noite nublada sempre tem um sol que brilha forte, irradiando sobre nossas vidas e nossa caminhada uma luz firme e perene que está sempre ali nos iluminando, nos acompanhando e nos fortalecendo.

   Entretanto, nós pobres criaturas imperfeitas e inseguras, muitas vezes nos esquecemos disso. A música nos ensina muito. Os músicos, os compositores e os intérpretes, falo dos bons músicos , dos lindos versos e dos magníficos interpretes que estão aí ao nosso alcance, nos mostram muito, nos ensinam muito.

   LET BE, na sua beleza melódica, na suave interpretação do mito Paul MacCartney nos transporta de fato a mundo de sonhos , a um universo de beleza e que deveria sempre penetrar nos nossos ouvidos e nos nossos corações. Nos faz ver o mundo sobre outra perspectiva.

   Falo especificamente desta música porque foi a primeira que ouvi naquele dia e que, acreditem ou não, ficou retida na minha memória e me acompanhou por todos os momentos das minhas atividades de árduo trabalho, que afinal de contas, não foi tão pesado assim.

   Ao chegar em casa abracei a esposa e os filhos. Coloquei o CD, jóia preciosa que conservo com o maior cuidado e ciúme e novamente ouvi essa pérola composta, não tenho nenhuma dúvida, por um ser iluminado e magnificamente inspirado.

  Não tenho certeza se todos os que me dão a alegria e o privilégio de ler os meus textos hão de concordar comigo mas, certas músicas, certos versos e porque não dizer, certos cantores têm o poder mágico de transformar nossas vidas. Para melhor, sempre.

   E quando Paul diz “deixe estar!”, creio que o que ele quis nos transmitir foi para deixarmos de lado o pessimismo, a tristeza e nos sugere olhar para os lados, para o alto e observar quanta coisa bonita foi colocada nas nossas vidas , nos nossos caminhos. É só olhar, prestar a atenção, esquecer as dores, as tristezas, o tempo nublado e seguir olhando pra frente, confiantes num futuro risonho, lindo, embalado por acordes de músicas maravilhosas que surgem nas nossas vidas e ficam para sempre nossos corações.

   Se as coisas não estão correndo como gostaríamos que acontecessem, não nos preocupemos, façamos como a linda melodia, eterna para muitos, entre os quais eu me incluo.....deixe estar ! Tudo vai dar certo, tudo vai melhorar.... deixe estar.......

 

                   *************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 21/12/2008
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T1346672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.