Desafios do mundo moderno

Quando pensamos nos desafios do mundo moderno, vem à cabeça encontrarmos soluções para a degradação do ecossistema, combater a violência e a fome, descobrir novos medicamentos ou mesmo a cura para doenças como o câncer e a aids, formas de diminuir a taxa de desemprego, a miséria, enfim, soluções eminentes para os problemas que afligem a população mundial.

Em tempos de eleições surgem políticos com fórmulas mirabolantes, chamadas de plataformas eleitorais, as quais trazem, no contexto, propostas capazes de resolver os inúmeros problemas do país e que eles juram (de pés junto) serem infalíveis.

Pelo mundo afora vão surgindo as ONGs (organizações não governamentais) defendendo, cada qual, um setor específico da sociedade, cumprindo um importante papel social (através de voluntários) que, no fundo, deveria ser responsabilidade dos nossos governantes.

Temos a impressão que o progresso avança bilateralmente, ou seja, conforme evoluímos cientifica e tecnologicamente, seja desvendando segredos do corpo humano ou aumentando nossos conhecimentos sobre os planetas e as galáxias longínquas, surgem

proporcionalmente mais e mais dificuldades a serem superadas.

Creio que o maior desafio do mundo moderno não está em encontrar paliativos para problemas urgentes pois; seria como tomar um remédio para amenizar a dor de dente que, fundamentalmente, precisa ser tratado por um especialista que irá à raiz do problema para curá-lo de vez. Eis aí a questão.

O verdadeiro mal não está na poluição que mata nossos rios e destrói a camada de ozônio, no desmatamento irrefreável da Amazônia ou na violência urbana, no transito caótico nem na bala perdida, na corrupção epidêmica que assola todos os seguimentos da sociedade nem nas dezenas de cursos (de pós-graduação) reprovados pelo MEC, na prostituição infantil ou nos milhões de bandidos que superlotam cadeias e penitenciárias, muito menos nos terroristas kamikazes que matam, destroem e morrem por um ideal não justificável.

A verdade é que o maior desafio de todos os tempos é vencer a ganância dos homens, principal câncer da humanidade e maior conseqüência dos males que aflige o planeta.

Se somarmos todo o dinheiro que é desviado do governo à sonegação fiscal, teríamos recursos para acabarmos de vez com a fome e a miséria em nosso país, se nossas estradas e rodovias fossem todas conservadas, com a economia de combustível, seríamos auto- suficientes no que diz respeito à produção de petróleo e por aí afora.

Foi inventado um carro (barato) movido a ar capaz de percorrer 300Km ao custo de R$4,00 que não polui mas que vai de encontro aos interesses de companhias petrolíferas e usineiras, com o mapeamento genético já se é capaz de identificar e curar doenças ainda no embrião mas que não interessa às industrias farmacêuticas, portanto, nada será eficazmente resolvido enquanto a ganância humana se mantiver nos índices intoleráveis.

Esse é o verdadeiro desafio do mundo moderno!

Precisamos, urgentemente, rever nossos conceitos, aliás, no caso desta crônica tirar o primeiro lugar, tem prêmio?

Wilson Silvério