Prazer inexplicável
Prazer inexplicável
 
         Ao ouvir vários depoimentos de fumantes e ex-fumantes, achei curiosa a maneira pela qual, cada uma dessas pessoas definiu o que sentem ou sentiam quando fumavam até duas ou mais carteiras de cigarros por dia.
 
As argumentações foram todas semelhantes; fumar pra relaxar, esquecer os problemas, ajudar a agüentar os momentos difíceis, sentir prazer profundo, leveza no cérebro e até a gostosa sensação de orgasmo, melhor dizendo; sensação superável a magia do orgasmo, talvez pela durabilidade de tempo ou pela seqüência de vezes repetidas ao mesmo tempo...
 
Então, como nunca fumei não sei evidenciar esta conotação, ao certo, mas pelas experiências que tive em conviver com pessoas que fumavam três carteiras de cigarro por dia, posso dizer que o cigarro comum muitas vezes é uma companhia querida, agradável, envolvente e muito gostosa de consumir, porque faz falta a quem já provou, é difícil de ser largada... Quem possui quer mais e mais...
 
Num simples toque, já fico aceso, chama atenção, espalha cheiro rapidamente, se entrega e percorre o universo do corpo por inteiro... Causa estrago (às vezes irreparável), mas toma conta do fôlego, da emoção e dificilmente é deixado de lado. Está sempre acompanhando seu parceiro; no bolso, na bolsa... Até ser possuído novamente.
 
 Sabemos que o cigarro vicia e causa prazer devido à nicotina, e que o tabagismo é uma doença que pode provocar muitas mazelas na vida das pessoas.
 
 No entanto, existem outras substâncias que consumimos e que ao longo do tempo possa se transformar numa bomba dentro do nosso organismo e a qualquer momento corre o risco de explodir sem ao menos sentir um pouco do que o cigarro causa, quando consumido.
 
Isso não justifica o fato de que os fumantes, embora sabendo dos perigos... Continuem com esta forma de prazer, mas cada um tem o livre arbítrio. Na realidade, não temos o direito de julgar os outros; na vida é assim, devemos aprender a olhar o mundo, percebendo o lado bom das coisas, porque nem tudo que é ruim pra alguém, parece ser visto da mesma maneira para outra pessoa... O tempo se encarrega de mostrar o que realmente vale a pena, ou não para a vida de todos nós, independentemente de algum tipo de vício, ou qualquer coisa desta natureza.

Portanto, de acordo com depoimentos de fumantes e /ou ex-fumantes, apesar de campanhas de conscientização, das medidas tomadas em relação às conseqüências que este vício acarreta continuar ou deixar é uma atitude que deve partir de dentro para fora de quem consome o cigarro, pois quem o utiliza, sente prazer ao consumi-lo, o que dificulta neste caso, o abandono, haja vista que o ser humano gosta de sentir prazer.
 
 
 

 

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 20/12/2008
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T1345517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.