Domingo no Parque

Ou a saga de um domingo qualquer.

Um domingo desses, eu fui ao parque, porque são todos feitos de domingos. Os parques são dominicais - Verdade! - Se não acreditas, faz o seguinte: vai ao parque durante a semana, uma terça, por exemplo, e vê quanta gente está lá além de ti, se não estiveres sozinho, encontrarás, provavelmente, bem poucas, isso eu garanto, mas se fores no domingo, no mesmo horário, vais encontrar o parque lotado, vivo.

A minha tese é que durante a semana, os parque, não existem completamente, quer dizer, ficam num estado de quase-existência, por mais que pessoas, por alguma estranha razão, queiram visitá-lo durante a semana, o parque em si não é o mesmo. É como se estivesse adormecido, envolto por alguma magia ou escondido, já passaste em frente a um parque durante a semana? Reparaste nele? Ou sequer o notaste? Estou certo que nem uma vez olhaste para o parque, enquanto passavas, de segunda a sexta-feira.

Eu mesmo, outro dia, estava andando com meu cachorro por aí, num domingo, por um caminho que sempre faço e eis que eu me deparo com um parque! Fiquei um bom tempo me perguntando, se o parque teria brotado do solo ou se a prefeitura ficara competente a ponto de construir um parque da noite para o dia.

Por isso digo e repito, os parques só existem nos domingo! É que os domingos são especiais; no domingo as crianças são mais crianças, e mais livres também, livres também são os pais que não se preocupam em saber onde estão os rebentos, o parque é seguro. Os passarinhos cantam dominicalmente e até os patos, mau-humorados, são muito agradáveis no domingo-com-pão.

Domingo é o dia mundial da macarronada, da feijoada, do churrasco, do inhoque, da lasanha e é claro: do parque. Todo mundo vai ao parque no domingo, ou o descobre.

Os domingos são, como direi?

...Hum...

Os domingos são PARQUÍFEROS!

Isso mesmo parquíferos, acabei de inventar! O Aurélio definiria parquíferos assim:

PARQUÍFERO: [adj. m.] aquilo que traz os parques à existência ou que faz com que as pessoas se lembrem deles.

Os parques precisam do domingo e vice-versa, porque ficar em casa assistido tv no domingo é impossível. Vai ver é por isso que as pessoas vão aos parques no domingo, por causa da tv.

A tv,...