O que dá beleza a nossa vida
O QUE DÁ BELEZA A NOSSA VIDA
Tonha: antoniazilma@hotmail.com
Certamente são as ações compartilhadas – aquelas com nossos amigos e nossos amores, ou talvez seja a harmonia do nosso espírito – e a força do pensamento positivo o que nos propicia o otimismo,
Movendo as nossas emoções, os sentimentos revestidos pelas palavras mudas, ocultas, imaginárias, onde construímos cenários de personagens que, de certa forma, habitam em nós, residem em nossas fantasias e nos leva a decifrar seus códigos.
Inconscientemente, o ser desconhecido, que reside no interior do nosso ser.
É bem provável que esta beleza seja advinda do essencial, para a vivência humana; aquilo que não podemos dispensar, porque não resistiríamos, sem a sua ausência. Poderíamos atribuir tudo isso, a questão dos fenômenos: a terra, o ar, o fogo e a água, por exemplo. No entanto, a beleza se expressa na forma como olhamos, sentimos e apreciamos o que nos envolve. Para os apaixonados, esta beleza se configura na metáfora do amor, na imagem, no desejo afagado, possuído, ou simplesmente pela presença da pessoa amada, ao seu lado, longe dos olhos e ao mesmo tempo, grudado no coração.
O que é belo denota de maneira sutil, transparente. Muitas vezes não sabemos, ou não temos sensibilidade suficiente para perceber o que dá beleza a nossa vida. Há momentos em que um sorriso esperado, um abraço caloroso, uma palavra amiga, um cheiro no rosto ou um aperto de mão, emana alegria e satisfação na vida de alguém, tornando o seu dia mais sereno. A exemplo disto podemos citar a questão dos conjugues: muitas vezes, um homem dorme ao lado de uma mulher, fisicamente muito bonita, mas acorda sem ao menos lhe dizer que tenha um bom dia, não lhe faz um pequeno gesto de carinho, não lhe olha nos olhos e, durante o decorrer do dia, o relacionamento se resume em cobranças e dissabores, onde o aconchego passa longe, evidenciando a necessidade de ternura para um dia mais feliz e mais belo.
Por outro lado, há quem perceba seu dia mais bonito, pela satisfação de uma boa notícia, de uma conquista, ou apenas por dar boas gargalhadas com os filhos. Pode ser até numa paquera do final de semana, um texto lido e refletido, uma rede na varanda, ou simplesmente uma visita a tempo esperada.
Honestamente, o que dá beleza a nossa vida, primeiramente, é estar em paz consigo, com os outros e com Deus, porque o que é belo vem de dentro para fora. Só nos apropriamos da sensibilidade para ver o que nos parece invisível, mesmo que esteja ao alcance dos nossos olhos. Se aprendermos as relações interpessoais, partindo do nosso interior, então, até uma flor singela, contemplada com o coração, dá beleza a nossa vida.