O MILAGRE DO AMOR

Como o Natal se aproxima o momento também é próprio e sublime para que falemos do assunto mais encantador e mais cativante que circula aqui no RL, pois percebemos que a cada texto falando desse tema, temos um número expressivo de leitores que se encantam com as coisas que tocam o coração. O amor não se define em palavras, mas pode ser particularizado nas ações, onde cada um mostra o que sente e pronto. Amor é doação, é sacrifício, é compreensão, é espera, é busca, é reciprocidade, é entrega, como fez o próprio Jesus Cristo que se entregou ao sacrifício dos bárbaros para defender o ser humano.

Nesta semana que o Natal se aproxima o mundo inteiro faz fluir nos diversos povos, nas diversas raças, nas diversas crenças, um só pensamento, que é a expressão mais genérica da vida em sintonia com o amor, pois todos estão engajados com o manuseio da esperança, da fé, da perseverança, para que todos alcancem um objetivo comum, que é viver intensamente o amor mais puro da face da terra através da irmandade, da filantropia e da solidariedade, como se todos quisessem nesse momento singelo, dar-se as mãos numa corrente de paz e sinceridade, a ponto do ser humano sentir os corações pulsarem num único ritmo, como se fosse uma grande orquestra, que com sua melodia singular apresenta o clássico da vida.

Por essa razão é que muitos cartõezinhos de natal dizem: “Que o Natal não seja só hoje, mas todos os dias de nossas vidas”. Mas, não há dúvida que este é o dia mais intenso e mais feliz da terra. Me perdoem aqueles que gostam da festas ostentativas e que simbolizem riqueza e prosperidade. Sinto-me mais emocionado e mais perto das coisas divinas quando vejo gestos mais significativos advindos dos seres humanos, quando verificamos o sorriso no rosto de uma criança, quando enxergamos as coisas supremas que rodeiam nossas condutas e que podem se transformar em grandes bandeiras na defesa da paz e do amor entre os homens.

Não há dúvida de que por mais que sejamos orgulhosos e tendo todos os defeitos que nosso ego nos permite enraizar, sempre estaremos prontos para apresentar no fundo de nosso coração uma pontinha de solidariedade, pois esse é o único remédio que cura nossa alma.

O Natal é o dia festivo que mais toca os corações. Não existe outra festa que faça as pessoas refletir mais do que neste momento de encontro com Jesus Cristo. Sejamos receptivos à festa de nosso Rei da Terra. Sejamos autênticos em nossas manifestações. Sejamos claros em nossas idéias. Sejamos rigorosos em nossas promessas. Sejamos ricos em nossos projetos pessoais, para que possamos alcançar sucesso sem pisar no direto alheio.

Que o milagre do amor se espalhe como o fogo atiçado pela brisa descendente das faíscas do bem. Que tudo se transforme a partir dos princípios da moral e da boa conduta, para que o homem possa viver novos tempos, sem rusgas, sem intrigas, sem remorsos e, assim, possa retomar a caminhada da paz e da ajuda mútua. Todos temos de caminhar com as mãos dadas. Assim, quando vier as tempestades, poderemos unir nossas forças e enfrentar as adversidades. Cada um fazendo o seu pouquinho, estaremos formando um todo forte e com bases sólidas para que a vida não nos envergue e não nos esmoreça diante das dificuldades.

O mundo precisa dar as mãos para o bem. A maldade alheia sempre haverá, mas deve ser exceção. Logo, quando tudo estiver calmo haveremos de escutar os sorrisos frenéticos que saíram de cada coração, ao invés de amargarmos os ofuscados choros que sairão da boca dos maldosos. Saberemos que estamos num mundo de maioria absoluta e não num mundo clandestino da hipocrisia. Rumaremos para um futuro de igualdades e sem discriminação. Protegeremos nosso meio ambiente como se fosse nosso esteio da vida. Guiaremos nossos filhos pela luz do perdão e da sabedoria, para que possam entender que a vida não reserva só alegria, mas também tristeza, pois são desses momentos de dor que saem as reflexões. Não lhes daremos o peixe sem lhes ensinar a pescar. Ensinaremos o caminho da prosperidade com responsabilidade e com respeito à natureza.

Isso, sim, é Natal! Não há como falar dele sem falar de amor. Por isso, finalizo minhas saudações a todos, com um pensamento de Emmanuel (espírito que conduziu as psicografias de Chico Xavier): “Somente quem ama quebra os grilhões da sombra. Ainda que com extrema dificuldade, ambientemos a plantação do amor, no solo de nossas almas”.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 18/12/2008
Código do texto: T1342075