Mochileiro
Papini mochileiro, nas suas caminhadas pediu pousada na casinha pobre de um campesino, que lhe recebeu com grande amizade.
Uma semana depois, a mulher do campesino disse ao marido: "Querido, manda embora esse hippie. Se ele continuar só no come, bebe e dorme (e como come!) vai deixar-nos na miséria". "Não posso fazer isso, esposa, e a hospitalidade de que tanto falam lá na igreja. Seria pecado".
Outra semana e lá vem a campesina com a ladainha: "Manda embora esse andarilho, o estoque de mantimento está acabando".
Desta vez decidiu atender a mulher e mandar o boa vida embora. Foi até o pomar onde se encontrava descansando na sombra de uma mangueira, deliciando-se com as frutas mais doces da redondeza e afinando seu violão seresteiro. Foi dizendo: "Amigo caminhante, agradeço muito a tua visita à minha humilde moradia mas acredito que assim como eu, ao longo de tua caminhada, outros quererão a honra de tua visita. Já comemos o último frango e as últimas mangas".
Papini, educado e agradecido disse: "Tens razão, me acorde amanhã bem cedo para eu continuar minha caminhada de giramundo".
Na manhã seguinte, mal rompia a manhã, o campesino foi acordar nosso amigo hippie, sacudiu de leve e disse: "Podes levantar meu amigo que o galo já cantou".
E o nosso amigo com um sorriso sacana: "Ãh, ainda tens um galo!?..."
...e, virando-se para o outro lado, continou dormindo...