POR QUE A DIFERENÇA?

Não sei por que essa diferença de gênero na vida emocional. Não sei por que homens e mulheres não encaram sem distinção os choques emocionais. Bem que eu gostaria de ter a imperturbabilidade masculina de Clint Eastwood representando uma defesa contra a sensação de esmagamento emocional. (Por que ele? Imagina, é o meu “objeto” de desejo).

Na falta do que fazer me peguei aqui com o PhD Daniel Goleman e o seu tratado sobre Inteligência Emocional e até que achei umas coisas interessantes sobre relacionamentos, justamente sobre as diferenças na maneira como homens e mulheres lidam com sentimentos incômodos e o que podem fazer os casais para proteger o amor e afeto que sentem um pelo outro.

Vejamos como evitar os conflitos, uma vez que já sabemos que homens e mulheres em geral, precisam de diferentes sintonias emocionais.

Ao homem é aconselhado não contornar o conflito, mas compreender que quando a mulher faz alguma queixa ou apresenta discordância, pode estar fazendo isso como um ato de amor, tentando ajudar a manter o relacionamento saudável . Agora, quando as queixas fervilham, vão crescendo em intensidade até vir a explosão; quando são ventiladas e resolvidas, a pressão desaparece. Mas os homens precisam entender que ira ou insatisfação não são sinônimos de ataque pessoal – as emoções das mulheres muitas vezes são apenas sublinhadores, enfatizando a força dos sentimentos delas em relação ao assunto.

A mulher, o conselho é bastante paralelo. E se torna um grande problema para o homem – é o que dizem - quando é intensa ao expressar suas queixas. A mulher pode até queixar-se, mas deve ter o cuidado de não criticar como pessoa, agredir nem demonstrar desprezo. É aconselhado à mulher evitar um raivoso ataque pessoal, pois quase sempre leva o homem a colocar-se na defensiva ou a se fechar, o que será ainda mais frustrante e apenas aumentará a briga. Também ajuda se as queixas da mulher são postas no contexto maior de reafirmar ao homem o amor dela por ele.

Hoje, na condição de “conselheira sentimental” vou ficando por aqui, deixando com você o Desafio de Aristóteles, que consiste em: “ Qualquer um poda zangar-se – isso é fácil – Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 14/12/2008
Código do texto: T1334559
Classificação de conteúdo: seguro