A VERDADE



Ao iniciar esta pequena conversa, digo sempre que é pequena, mas escrevo sempre um pouco mais que o preciso pois que me empolgo, o meu coração está cheio de sensações de emoções que tento extravasar escrevendo. Hoje conforme numa das conversas anteriores prometi falar sobre a verdade.
Que sei eu sobre a verdade? Que deve ser dita conscientemente e que é a antítese da mentira.
Dizer a verdade é afirmar um facto cuja certeza se tem que realmente é verdadeiro, é exacto, preciso, real. Portanto a verdade não pode ser proferida camuflada de mentira. O povo diz: a verdade tem perna curta. E também diz a verdade é como o azeite vem sempre à tona. E há por ai tanta mentira.
A verdade tem que ter fundamento para transmitir o que é real.

A verdade transmitida por Jesus
Começo por citar com o respeito devido a palavra verdade proferida por Jesus nas suas pregações pela Galileia e frontalmente o dizia aos romanos seus inimigos. Eu sou o caminho , a verdade e a vida….quem acreditar terá o reino dos céus.
O povo era ignorante, os judeus eram muito divididos nómadas dispersos, esperavam um messias mas para eles Jesus era uma mentira… e os romanos estavam pouco preocupados com o que aquele Homem dizia.
Tu és rei? Resposta simples, tu o dizes.
Jesus demonstrava que a verdade era a vida verdadeira o próprio Jesus era o verbo divino e a verdade. Ninguém entendia o que o Homem queria dizer.

Em Jesus a verdade não tinha subtilezas significava o real dentro de um sistema de valores que Ele transmitia que lhe eram transmitidos pelo Pa Ele era exemplo da verdade, do caminho, da vida. O verbo divino encarnado, para entre os homens demonstrar a verdade.
Ninguém vai ao Pai senão por mim dizia… Jesus, segunda pessoa da trindade divina. Pois aqui entende-se o caminho para chegar ao Pai era só um. Jesus seu filho unigénito vindo à terra mostrar a verdade. A verdade da fé da esperança a verdade que Deus está dentro de nós e é só querermos. Era um apelo constante e consciente ao amor de Deus.
Os judeus eram arruaceiros,passavam a vida a lutar a conspirar eram poligamicos e pertencentes a muitas tribos, apenas acreditavam no que viam e Jesus demonstrou pelos milagres que fez que o espírito de Deus vivia nele.
Mas isso mais assustava aquela gente e aos romanos enfurecia-os assim como às autoridades representativas os sacerdotes e escribas que tinham que compactuar com os romanos assegurando assim a boa conviv~encia e a garantia da vida. 
Deus apenas se mostrou a seu filho, nem a Abraão porque Abraão foi escolhido desafiado da Mesopotamia onde vivia com promessas para conduzir o povo de Deus a terras ferteis a verdade da fé Abraão demontrou-a no episódio da matança do próprio filho seu unico filho que seria sacrificado à ordem de Deus e que no momento exacto do sacrificio Deus o impede de concretizar esse sacrificio . e a Moisés ?condutor do povo que resgatou da escravatura dos egipcios... apenas se ouvia a sua voz ligada a manifestações fantásticas sinais  que anunciavam a sua presença como o episódio da sarça ardente e outros.. falava mas nunca mostrou a face.

A minha teologia é fraca sei o que estudei,pouco diga-se em abono da verdade, dois anos com uma cadeira de teologia que pouco adiantou aos meus conhecimentos, mas despertou-os. O resto é a minha curiosidade e a ansia do saber .
Não sou católica praticante ,já o fui  sem muita consciencia, arrastada pela tradição familiar do catolicismo muito pouco convicente, as aulas de moral que induziam ao catolicismo,as reuniões de acção católica a que pertenci levada por amigas, o convivio o companheirismo, a pouca idade e a pouca ou nenhuma cultura da verdade. A vida a sua dureza foi-me dando menos tempo para as práticas católicas. Hoje sou uma curiosa das religiões acredito na força divina acredito nas forças enérgicas que vivem dentro de nós sou cristã porque amo a Cristo? Mas interrogo-me muito sobre o princípio sobre Abraão sobre Moisés sobre o que pretendem do povo escolhido por Deus os judeus. Há muito mais a dizer mas eu não sei dizer mais. A verdade foi legada por Jesus aos seus seguidores os apóstolos para que a espalhassem pelo mundo,referenciou a unidade como um elo forte que uniria o povo.

"A nossa idéia de verdade foi construída ao longo dos séculos, com base em três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e hebraica.”

GREGO
Em grego é alétheia (a índica negação e léthe significa esquecimento). Em outras palavras, o não-esquecido, o não-escondido, o não-dissimulado. “é uma auto-manifestação da realidade ou manifestação dos seres à visão intelectual dos humanos. Ela é uma qualidade das próprias coisas (o manifestar-se ou mostrar-se a si mesmas e o verdadeiro está nas próprias coisas, quando o que elas manifestam é a sua realidade própria. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade, e portanto a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências. Por isso, na concepção grega, o verdadeiro é o ser (o que algo realmente é) e o falso é o parecer (o que algo aparenta ser e não é)”.

LATINO

Em latim, verdade se diz veritas e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que realmente aconteceu. Verdadeiro se refere, portanto à linguagem como narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram.”

Em outras palavras, no grego a aparência ( refere-se ao fato) é o contrário da verdade, e no latino, o contrário da verdade é a mentira e a falsificação (refere-se à linguagem)!

HEBRAICO
“Em hebraico, verdade se diz emunah e significa “confiança”. Agora são as pessoas e é Deus que são verdadeiros. Um Deus verdadeiro e um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis a palavra dada ou a um pacto feito: enfim, não traem a confiança.
A verdade se relaciona com a presença de alguém (Deus ou humano) e com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer. Emunah é uma palavra da mesma origem que “amém” e significa “assim seja”. A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança em uma promessa , estando referida ao futuro, do que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia.

RESUMO:
Alétheia-as coisas como são e sempre serão, tais como se manifestam agora ao nosso espírito, Veritas, aos fatos que foram (relatados), Emunah em relação as coisas que serão (e que foram prometidas).


1-Primeiro Corolário: Jesus, o Grande Eu Sou

Entendendo o Evangelho de João como estendido aos gregos (gentios em geral), temos a seguinte compreensão do Logos, o Grande Eu Sou, Jesus:


2-Segundo Corolário: Jesus, o Cumprimento da Promessa
COROLÁRIO DO COROLÁRIO:

Como o Messias ainda não veio, segundo o entendimento dos judeus, no entendimento deles Deus NÃO CUMPRIU A SUA PROMESSA! Como considerar esse Deus verdadeiro?

3-Terceiro corolário; Verdadeiro é quem obedece a Deus!

4-Quarto Corolário: A Verdade dos Fatos é Jesus"

Conclusão

Mas há algo que me sensibiliza. A verdade é alienável. E, seja a verdade no sentido sagrado da palavra de Jesus seja a verdade proferida pela boca dos seres humanos deve ser sempre de fonte segura. Nunca digas o que não sabes nem tens a certeza. Esta é a mensagem de mais uma das histórias de natal que vos deixo. E termino com uma citação de Jesus. O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar.
Tetita ou Té
Enviado por Tetita ou Té em 14/12/2008
Reeditado em 27/12/2008
Código do texto: T1334539
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.