DA LAPÔNIA À PATAGÔNIA
Ou
A HISTÓRIA DE UM JOVEM ENGENHEIRO CYRO DA ENE AO LONGO DE QUARENTA ANOS DE TRABALHOS, VIAGENS E VIDA
Ou
A HISTÓRIA DE UM HOMEM CONTADA SOB O PONTO DE VISTA MASCULINO
         É interessante notar como o homem discorre sobre a vida com o seu olhar objetivo, maravilhado, imparcial, esclarecedor, informativo e compondo sentido histórico de modo geral unindo o norte do planeta ao seu oposto sul da terra, olhando a terra como um todo único, um bloco de vida humana, a terra e seus habitantes irmãos cujas diferenças estabelecem o encantamento de cada um, exatamente pelas suas diferenças.
         De si mesmo pouco fala, exceto o que ele julga essencial ou pertinente.
         Seu livro “Da Lapônia à Patagônia” é fascinante. Mostra as características locais por aonde vai percorrendo. É de paisagens incríveis, diversificadas, ricas em informações que faz a gente perceber o mundo como um todo contínuo e único, habitado por pessoas que diferem pelo ambiente natural em que vivem, este é o ambientalismo, e pela conseqüente cultura, dada à diversidade dos recursos para viver. Só isto diferencia os homens. Ele contata o indivíduo local para conhecer a língua e as coisas do lugar. Não trata o rei diferente do primeiro habitante encontrado quando chega a uma terra estranha. E neste enfoque, que é de sua natureza, ele aprende tudo do lugar, a falar a sua língua, sua cultura, seus recursos, seus erros ambientais e seus acertos de preservação da vida na terra e suas necessidades Engenheiro, cheio de conhecimentos técnicos e inteligência. Aonde chega ele é solução dos problemas. Daí fazer amigos por todo o percurso. Verdadeiro e puro, claro em sua exposição é bem aceito por todas as terras que percorre.
         Interessante que ele associa os acontecimentos mundiais a cada ano que vai transcorrendo, e nisso, ele nos põe uma abertura, como se estivéssemos fazendo a vigem. É fascinante seu livro.
         Observo que ele olha o fato, o objeto e suas conseqüências. Com seu conhecimento especializado ele dá soluções, Isto é o que chamo um olhar masculino.
         A grande diferença entre o homem e a mulher é menos pela diferença do sexo, que, aliás, é a mais similitude entre os dois, a grande diferença é mais o seu olhar para a vida. Para o homem a vida é só para ser vivida. Para a mulher a vida é mais para ser construída. O homem encara o bem estar social, o conforto, as necessidades materiais para viver bem. A mulher vê todos estes fatores, mas para serem fatores de uso ao crescimento, do bem, e cultura humana, no sentido do ser humano viver melhor possível e com paz e harmonia. A mulher vê tudo sentimentalmente porque sua compreensão humana, familiar e social é o objetivo principal, dada que sua visão é a felicidade do seu filho e filha e, por extensão de todo o grupo ao qual pertence, e da sociedade como um todo local, e mais do conjunto total da humanidade. Por isto ela é mais utópica, pois compreende que os povos têm direito a uma vida boa. Nunca a discórdia e a guerra como soluções. Usa o diálogo e o entendimento, e o consenso. O que não leva ao sucesso mundialmente falando das questões internacionais caminha por aí. Os homens quando debatem e divergem, partem para a guerra, para a briga, para a vingança, usam a força como coação e solução. Eles vêem a coisa. Elas sentem e compreendem a coisa. Referência a padrões normais de homens e mulheres.
         Nisto diferem os homens e por isto a função de ser mãe foi dada às mulheres, que é subjetiva e procura compreender
         O livro do Ciro dá para se ter esta compreensão como o homem olha a vida. O homem bom e bem formado, claro.
         Para nosso orgulho, o Cyro Eyre do Valle foi nosso colega de sala na Escola de Engenharia, um rapaz, calmo lindo educado e, em sua discrição era já muito culto e decididamente aventureiro. E hoje é este engenheiro ambientalista e autor deste livro imperdível.
         Recomendo como imperdível sua bela leitura.
É da Editora CLA Cultural Ltda.
E-mail: editoracla@editoracla.com.br
Tel./fax (11)3766.9015