CAROLINA, ESTA CRÔNICA É PARA VOCÊ
Outro dia recebi um e-mail da filha de uma amiga muito querida onde confessou gostar de Filosofia e demonstrou interesse em conversar comigo sobre o assunto, com o que concordei e resolvi escrever esta crônica,(lembrando dos ensinamentos do professor Reimberto), tratando das preliminares, e começo assim:
Olá Carolina, esta crônica é para você: Não a conheço pessoalmente, mas posso imaginá-la uma pessoal legal, pois para conheça-la melhor teria que conviver com você, conhecer suas qualidades, seus defeitos, sua crença. Então, eu estou apenas criando conceito sobre você, já que não tenho como defini-la. Assim é a filosofia, para gostar e entendê-la precisamos conviver com ela.
Sabe você o significado da palavra Filosofia? É de origem grega: Philo, que se deriva de Philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre iguais, Shofia, que significa sabedoria é originária de sophos, sábio. Assim, Filosofia significa amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. A sua origem, segundo os historiadores deu-se no final do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia menor, mais especificamente na cidade de Mileto e o primeiro filósofo teria sido Tales de Mileto.
E qual seria a tarefa da Filosofia? Não é para nos dar respostas prontas, ela só formula questionamentos. Nada nos responde, só nos provoca a buscarmos uma resposta. Ela não diz se nossas atitudes são certas ou erradas, mas nos pergunta, nos questiona para que nós mesmos tiremos a conclusão. Agora ela nos fornece elementos para que possamos olhar a realidade e, assim, podermos tirar resposta segura, convicta e coerente. E lembre-se Carolina, a atitude filosófica é sempre indagar e a reflexão filosófica significa o movimento de volta sobre si mesmo. O pensamento se interroga a si mesmo. É como se você entrasse dentro de você e conversasse consigo .
Sabe como a reflexão filosófica se estrutura? Com três grandes conjuntos de perguntas e questões:
a) POR QUE pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos ( Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos, dizermos ou fazermos algo)
b) O QUE queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos e o que queremos fazer quando agimos ( Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos)
c) PARA QUE pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos ( Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos)
E se você me perguntasse para que Filosofia? Qual a sua utilidade? Eu diria: “ Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”.
E não esqueça, Carolina, a Filosofia nos leva a busca da “causa” e do “princípio”, do porquê último das coisas.
E mais falaremos sobre Filosofia, se assim o desejar. Um abraço de Zélia Maria Freire.