Camponeses

Trabalho como Representante Comercial há mais de 35 anos. Por conta disso viajo sempre e muito. Tenho muitas historias pitorescas pra contar, algumas de arrepiar os cabelos, outras de pura emoção e algumas de gargalhar até perder o folego. Não sou bom narrador de casos, pena.

Tive oportunidade de observar, de passagem, a mata de Araucária, ou dos pinhais e a exuberante vegetação da erva mate e as lindas paisagens do sul do nosso país.

A mais de 1000 metros de altitude, outra paisagem que se deslumbra numa região privilegiada, uma das mais belas do país: colinas, montes, vales, ramificações da Serra da Mantiqueira; o Pico de Itapeva; o Rio Paraíba. É claro que estou falando de Campos de Jordão.

Em Minas Gerais, conheci um gigante que nasce em terras pantanosas da Serra da Canastra, atravessa a Bahia, Alagoas, Sergipe e despeja-se no Atlântico. Alguns fazem questão de nomea-lo de o "Nilo Brasileiro". Eu prefiro chama-lo de "Velho Chico".

E foi à beira do velho Chico, num minúsculo povoado, enquanto saboerava quitutes mineiros, ouvi uma acalorada discussão entre dois camponeses:

1 - A terra de minha fazenda é a melhor da redondeza.Veja a beleza de minha roça...

2 - Ah! isto não é nada em comparação com a minha...

1 - A minha terra é melhor do que a sua...

2 - A colheita farta não depende somente da fertilidade do solo. Depende tambem do meu trabalho, do cuidado que tenho com as plantas...

1 - Ah! quanto a isso lhe posso afirmar que ninguem cuidou melhor de sua roça do que eu!

2 - Pois então veremos quem possui aqui o melhor terreno!

...uma nuvem negra se estende no céu...

...o sol se recolhe...

...começam os relâmpagos...

...estalam os trovões...

...ziguezagueiam os coriscos...

...assopra furiosamente o vento...

...ronca o temporal e cai chuva de pedras, que desgalha os pinheiros, desfolha as árvores e arrasa o milharal...

O futuro, só a Deus pertence!!!

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 12/12/2008
Reeditado em 12/12/2008
Código do texto: T1330947
Classificação de conteúdo: seguro