NO MOMENTO DA CRISE GLOBAL

No momento da crise global

Tiago Caldeira

Nos últimos tempos quase tudo que acontece é registrado. Ainda mais, quando se trata de economia de mercado. Ligamos a TV e lá estar à notícia quentinha atrasada apenas alguns momentos, ou mesmo, em tempo real. Isso todos estão carecas de saber. Ou não?!

E quando a gente entra no ônibus e senta ao lado de dois Tios, que estão discutindo assuntos polêmicos, como por exemplo: “Crise global”? O mais magro olha para o gordinho e fala:

- Esses jovens, é que irão sofrer às conseqüências do que está agravando agora.

- Pois é a crise estar aumentando a cada dia.

Tentei disfarçar, fingi que não estava vendo. Mas não consegui desviar minha atenção da conversa deles. Foi quando notei que eles tinham razão. Eu, nascido em uma sociedade capitalista, recebendo uma educação de “depósito”- onde faz comunicado no lugar de comunicação- comecei a enxergar a importância de um diálogo entre amigos sobre fatos que nos cercam que a mídia vem tratando de forma sensacionalista. E quando a gente quer ler dentro de um veículo lotado- sobretudo com dois senhores conversando ao lado em alto tom de voz? Não consigo ler próximo de papos polêmicos. Neste momento, o “magro” pensa e logo expressa:

- Até o Japão, está correndo risco de recessão!

- Então!E os EUA estar demitindo funcionários em massa- afirmou o gordinho um social de futuro.

- Mas quem manda serem tão especuladores!

E, eu, lá com minha revista “cemporcentoskate” na mão. Ler já não conseguia, estava mesmo era concentrado na conversa ao lado. E os dois continuaram a defender suas teses- também não era para menos. Novamente procurei desviar minha atenção olhando para fora das janelas. As vitrines tão sedutoras quanto às mulheres que passeavam em frente, naquele momento não tinham a menor importância. Tudo estava ficando para trás, menos a conversa dos senhores. Incrível é o Brasil que nunca se quebrou- falou o “gordinho”. Ouvindo isso comecei a meditar sobre o tema tão tratado atualmente. O que justifica o barril de petróleo custar um absurdo? Será esta crise, uma tática de manterem no poder; amedrontar os países de terceiro mundo a diminuir seus investimentos?!

Mas como os detentores do capital global assumiriam essa postura? Tem como ser ideológica?! Ou estão com medo dos países emergentes tomarem seus lugares? Talvez não seja nada disso, mas faz pensar... Já imaginou quem cresceu produzindo mais especulação do que produto? O “gordinho”, finalmente, chega ao seu destino e deixa o baú. Entretanto, eu, continuei a viajem. Movido por minhas perguntas sem respostas.

Tiago Caldeira da Silva

Caldeira Silva
Enviado por Caldeira Silva em 11/12/2008
Código do texto: T1330701
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.