Bush para o Brasil

BUSH PARA O BRASIL

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 10.12.2008)

É incalculável o desperdício de talentos e experiências das corporações, governos e povos (nesta ordem decrescente de poder). O elemento é exaustivamente preparado (ele é "treinado", diz o mercado, como se mera máquina programável fosse), assume elevadas funções e, ao longo dos anos, acumula um invejável capital de conhecimentos sobre como lidar com as situações mais esdrúxulas e inesperadas: bem ou mal, ele desenvolve a extraordinária capacidade de tomar decisões delicadas e fundamentais; bem ou mal, ele aprende a improvisar, esta arte dos brasileiros e dos músicos de jazz.

Tudo isto para que, subitamente, no auge de sua capacidade e de sua criatividade, ele seja descartado como peça usada. Imprestável. Aniquilada. Exaurida. Fatigada (a fadiga dos metais, ainda que os mais nobres que existam). Ora, não poderia ele ao menos ser uma peça emprestável?

Bush, por exemplo, o impagável George W. O que será dele, de sua vasta vivência de oito anos, após o dia 20 de janeiro? Nada. Ele não vai ser nada. Vai presidir uma fundação com fins indefinidos que levará o seu nome e montar na gaveta do criado-mudo a Monumental Biblioteca Presidencial GWB. A gaveta ficará quase cheia com os livros que ele não leu.

Tanta habilidade e conhecimento jogados fora como descarte não reciclável!

Por tudo isso é que no próximo sábado, 13 de dezembro, nos 40 anos do AI-5, será lançada a ambiciosa "Operação Bush Para O Bem Do Brasil" - garoto de ouro, o ouro para o bem do Brasil, ele estará homenageando a grande cartada que o seu país "inspirou" aqui no recrudescimento da "Revolução Redentora" de 1964.

A Operação consiste em trazê-lo para cá, colocá-lo na nossa presidência e fazer tremer a sujar nas calças os titerezinhos da Venezuela, da Bolívia e do Paraguai, que deram para nos peitar e o Lula não teve a arrogância nem a impiedade para trucidá-los e aos seus povos. Bem feito, preparou bem preparados a sua cama e o trono do Bush.

Como não se faz guerra na própria fronteira, Bush-Brazil invadirá o Equador, num claro recado àquela mulherzinha socialista do Chile, e romperá o bloqueio a Cuba inundando a ilha dos Castro com "mariners" de tez mulata.

Sua posse, aqui, se dará a 1o. de abril próximo, data condigna da sua personalidade, nos 45 anos do golpe militar que nos salvou do vermelho - agora eu tenho crédito no cartão e saldo (negativo) no cheque especial.

(Amilcar Neves é escritor e autor, entre outros, do livro "Dança de Fantasmas (contos de amor)",... contos)

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 10/12/2008
Código do texto: T1327667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.