HISTÓRIAS DE JOÃOZINHO-I

A Prova (Deu branco)

Aproximava a semana de provas. Joãozinho, como sempre, estava preocupado, nervoso e muito chateado. Sabia que seria uma semana de muito terror. Não gostava nem um pouco da idéia de fazer provas para testar seus conhecimentos, achava tudo aquilo uma grande perda de tempo.
Na sala:
_ Classe, a aula de hoje será revisão de ciências. Vamos revisar os conteúdos sobre o corpo humano e sobre os animais.
A professora Matilde explicou novamente toda matéria, fizeram trabalho em grupo, pesquisa em dicionário. Uma aula animada. D. Matilde sugeriu um seminário para a aula seguinte. Joãozinho adorou a proposta, pois era rara as vezes que sua professora tinha idéias inovadoras.
No dia seguinte, o primeiro a se apresentar foi o grupo do Joãozinho. Ele, como líder do grupo, começou explicando para seus colegas a divisão do corpo humano, mostrando seu próprio corpo como exemplo. Falava com tamanho entusiasmo:
_ O corpo humano se divide em três partes principais: cabeça, tronco e membros, blá, blá, blá, blá.....Sobre os animais concluímos que alguns animais sofrem transformações antes da vida adulta, é a tal metamorfose! ...Blá, blá, blá....Aprendemos muitas coisas importantes com nossa pesquisa, adoramos esta aula!
A classe inteira prestava atenção nas palavras do colega, era mesmo um “craque”!
A aula seguiu nesse ritmo até o final. A professora muito contente parabenizou os grupos:
_ Parabéns! Tenho certeza que farão uma ótima prova! Mas não se esqueçam de estudar em casa. Esqueçam as brincadeiras neste final de semana. Recomendou.
Joãozinho resmungava: “ Esta prova ainda me mata”!
Chegando em casa, não conseguia estudar. Não fazia outra coisa a não ser pensar, pensar e pensar. As recomendações da professora não saiam da sua cabeça.
Chega o dia da prova. D. Matilde entra na sala e já recomenda:
_ Guardem todo o material e concentrem-se apenas na prova.
Quase duas horas depois, Joãozinho encontrava-se inquieto, nervoso e com uma cara nada animada. A professora que o observava perguntou:
_ O que está acontecendo João? Só está faltando você, acabou o tempo.
_ Tudo bem professora, já terminei. Levanta e entrega a prova.
De repente:
_ João!!!!!! O que aconteceu? Você entregou a prova praticamente em branco! Você não sabe em quantas partes se divide o corpo humano?
_ Claro que sei. Cabeça, tronco e membros. Deu branco!
_Mas você também não respondeu o que é metamorfose! Não foi você que apresentou o seminário?
_ Ah professora, eu sei! Ontem mesmo eu estava tão nervoso com esta prova, que mamãe até comentou que eu estava tão diferente que até parecia que tinha passado por um processo de metamorfose, como as borboletas. Só que deu branco!
A professora suspirou:
_Oh, não sei o que acontece com esses alunos de hoje! Sabe tudo, na hora da prova...!!

Fim
Renilda Viana
Enviado por Renilda Viana em 09/12/2008
Reeditado em 17/04/2010
Código do texto: T1326572
Classificação de conteúdo: seguro