CAIXINHA DE MESMICES

Segunda-feira pós-final de campeonato brasileiro. O dia não poderia ser pior. Chato mesmo são os comentaristas que resolvem dar suas opiniões sobre o que consideraram justo ou injusto no jogo. Nada errado em se falar de futebol, o que empobrece bastante as conversas é falar somente de futebol.

“O futebol é uma caixinha de surpresas”. Gostaria de saber quem foi o idiota que cunhou esta frase infeliz. Onde há surpresas no futebol? O que pode surpreender num jogo em que há sempre 22 jogadores correndo atrás de uma bola, com o objetivo de marcar um gol? São sempre os mesmos times, as jogadas são sempre parecidas, os mesmos campeonatos, onde está a caixinha de surpresas?

Tal qual o futebol, a política também não é uma caixinha de surpresas. Vi na pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha que o nosso simpaticíssimo governador lidera as pesquisas para a corrida presidencial em 2010. Para mim não é novidade nenhuma termos Serra na frente das pesquisas. Apesar da notória simpatia, ele é o candidato de maior expressão no momento.

O PT errou feio ao alimentar o mito Lula. Fora o atual presidente, não há ninguém no partido capaz de fazer frente ao “Vampirão”. E pior que não há ninguém no PT nem fora deste partido com expressão para concorrer com o tucano. Nunca pensaram num sucessor tão carismático quanto o barbudo do ABC. A “Miss simpatia” Dilma Rousseff, por enquanto, ainda não reúne as características necessárias para a eleição de 2010. Será que vamos ter que engolir o PSDB no governo federal de novo? Tomara que não.

A segunda-feira só não é pior porque estou em férias e não vou ter que ouvir esses comentaristas chinfrins de plantão, se bem que até os comentaristas profissionais só dizem bobagens e grosserias.

Não há novidades boas, nem no futebol nem na política. São sempre as mesmas figuras que estão jogando e governando. A partir de agora tanto o futebol quanto a política possuem outra frase para defini-los: “Futebol e política são uma caixinha de mesmices”. Nem mesmo Pandora espalhou tantas coisas ruins com sua caixa.

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 08/12/2008
Código do texto: T1324395
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.