Política, Qual o Seu Significado?
Novembro de 1994. Tempo de eleições. Tempo de fraudes, recontagens e, no Rio, até anulação de eleições para deputados estaduais e federais.
Um companheiro de trabalho divulga um panfleto distribuído por um hotel de uma das cidades do circuito das águas de Minas - Lambari. No panfleto reflexões cruéis sobre política e políticos:
"Política é para pobre esperto e rico bobo" - ditado mineiro;
"Como nenhum político acredita no que diz, deve sentir-se surpreso ao ver que outros acreditam nele" - De Gaulle;
"Política é a arte de obter dinheiro dos ricos e votos dos pobres" - Cedric Adams;
"Toda a capacidade dos nossos políticos se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro" - Rui Barbosa;
"Em política, 2 e 2 são 4, mas não é obrigatório" - Carlos Drumond de Andrade.
Será que política é isso mesmo? Será que essa "chanchada" representada por muitos dos nossos homens públicos é política? Será que política é uma atividade restrita àqueles que costumamos chamar de políticos: vereadores, deputados, prefeitos, senadores, governadores, ministros e presidentes?
Há mais de 2.000 anos Aristóteles já dizia que "o homem é um animal político, porque não vive sozinho". Considerava "as cidades o tipo de organização mais propício ao aperfeiçoamento das aptidões humanas" e vinculava a política à ética por meio de seu critério para julgar a normalidade de uma constituição: "é normal uma constituição, quando contém o interesse geral dos governados".
Assim, política se refere à vida na cidade, ou seja, à vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre assuntos de interesse da coletividade.
Política é a ciência do governo das sociedades. É a arte, manifestada na ação humana, capaz de dirigir a organização e o funcionamento de uma sociedade, para atender à necessidade natural de convivência e o bem comum.
Sentimos já ser o bastante para afirmarmos: as manifestações registradas no panfleto não dizem respeito à arte e à ciência denominada política, mas, sim, à realização amoral e sem escrúpulos de muitos de nossos homens públicos.
Vamos, para ratificar o que seja política, registrar a distinção estabelecida por Leonardo Boff:
"Política com P maiúsculo - é a busca comum do bem comum, a promoção da justiça, dos direitos, a denúncia da corrupção e da violação da dignidade humana";
"política com p minúsculo - é toda atividade que se destina à administração ou transformação da sociedade mediante a conquista e o exercício do poder do Estado, para satisfazer os interesses particulares de um grupo, sem compromisso com a dignidade humana".
Nos parece ser fácil, agora, entender o porquê de Platão, também há mais de 2.000 anos, afirmar que o governo das cidades deveria ser entregue aos sábios...
Mas o que faz a realidade do cotidiano estar tão distante do ideal de "Política com P maiúsculo", idealizado por filósofos e utopistas?
O que é Política ?
O que é política?
É uma senhora questão.
Mas, quem em sinuca não fica,
encontra logo definição.
Com certeza não é:
promessa em tempo de eleição,
concurso de beleza,
ou de tiro na inflação;
ciência da mentira,
técnica da intriga,
nem arte da ilusão.
Com certeza não é:
mágica para sumir dinheiro,
pasto para engordar "anões",
nem cobaia do "jeitinho brasileiro",
nem cobaia do "jeitinho brasileiro".
Certamente deveria ser:
Ciência do bem comum,
arte do conviver solidário,
um por todos, todos por um.
Certamente deveria ser:
da justiça, a promoção,
luta pelos direitos,
denúncia da corrupção;
plasmação da cidadania,
"impeachment" da tirania
e do planeta, a preservação.
O que é política ?
É uma senhora questão…
O que é política ?
É uma senhora questão…