Providência Divina
Atualmente vivemos num tempo em que, por um lado, as pessoas pensam que o acaso governa, ou, por outro, defendem uma espécie de fatalismo. Com certeza, esta não é uma verdade absoluta, uma vez que os escritos apontam para outra linha de pensamento. A Bíblia afirma o controle soberano de Deus sobre todas as coisas através de sua Providência. Estudar a doutrina da Providência espírita nos mostra o quanto Deus é pessoal e está diretamente envolvido em tudo o que acontece neste mundo.
O homem através dos tempos, sempre teve muitas crenças interessantes sobre o curso que o mundo segue. Alguns acreditavam que o Deísmo havia criado o mundo e a partir disso não atuaria mais nele. Entendiam que Deus havia cumprido sua missão e teria ido embora como uma nuvem afastada com a força dos ventos. Acreditavam que Deus teria estabelecido regras fixas para todas as coisas.
Por outro lado, pode-se dizer que a grande maioria dos seres acredita no fator sorte, e no acaso, ou no destino. É como se o mundo e o destino de todos os homens estivesse nas mãos de alguma força impessoal, do acaso, e do fator econômico e incompreensível.
Tudo o que acontece nesse mundo, acontece sob o olhar e o comando eficaz de Deus e nada foge ao seu controle, mas por outro lado, tudo o que o homem faz, é porque sua vontade deseja. A Providência Divina zela por todos, em quaisquer condições, encarnados ou desencarnados, evoluídos ou não...diz Sales, 1999.
Não se pode imaginar que o destino é cego e guia nossas vidas na temporalidade da nossa existência corpórea. As pessoas confundem a doutrina da soberania de Deus com o fatalismo. A religião islâmica assume uma espécie de fatalismo. O muçulmano quando se depara com um acontecimento imprevisto costuma dizer “maktub”, que significa “está escrito”. O fatalismo diz: “o que tiver que ser será”. Nosso Deus tem sentimentos e propósitos, ele fala, ouve e age e nos auxilia através de seus agentes. Não dizemos: “o que tiver que ser será”, dizemos: o propósito de nosso Deus, sua vontade boa, agradável e perfeita sempre prevalecerá.
Deus é soberano e o acaso não existe. “Alguns dizem que a sorte trouxe fortuna para uns e desgraça para outros”. O mundo não está nas mãos de uma força impessoal, o mundo está nas mãos de Deus que criou o mundo, que trabalha e nos sustenta. Deus opera de forma imediata em tudo o que acontece governando a todos nós de maneira igual e ninguém tem sorte de estar vivo, pois se está vivo, é pela providência de Deus. Às vezes o não de Deus é providencial e nem sempre o que queremos é o melhor para nós, pois a resposta divina sempre chega, embora de uma maneira geral não exatamente como se quer.