Nem todo o barro é bom
Tem sensações que a gente não esquece!
Vendo na tv,impossível não ver,as tristes imagens de Santa Catarina,onde muitos verões maravilhosos passei na juventude.Lugares lindos,praias com águas mornas,povo humilde e hospitaleiro.Era o máximo passar o carnaval em Laguna!Além da festa,já sabíamos que haveria chuva!E esta era benvinda,pois amenizava o calor dos foliões nas ruas.
Terrível ver cidades conhecidas,os lindos lugares,bairros que já passei,debaixo das águas desta outra chuva!Reparei na chuva que escorria em cascata nas encostas,descendo em lama sobre a vida das pessoas.E no barro vermelho que está em todo o lugar,transformando o futuro de toda esta gente.
Em "banho de chuva" escrevi sobre a alegria,quando eu era criança,de brincar no barro,vermelho também,em dias de chuva.
Banhos de chuva!
Era alegria coletiva,um bando de crianças nas ruas perseguindo nuvens,"nadando" e traçando trilhas nos córregos espontâneos que se formavam no meio fio das calçadas,apelidados de "riozinhos".
Tínhamos barquinhos de jornal do "Correio do povo",prontos para serem colocados nestes riozinhos,numa corrida que nunca acabava,pois os barquinhos "desmanchavam" antes de sumirem na primeira boca de lobo.
Lembro do gosto dos pingos de chuva que teimávamos em "beber",batendo na língua e nos dentes,entrando nas narinas inesperadamente!Causava coceiras,engasgos e risadas gostosas!Mesmo quando a chuva "batia gelada",pois mesmo no verão,aqui no sul,a temperatura da água cai rapidinho quando chove.
Sinto saudades até hoje daquele barro vermelho,que transformava os banhos de chuva em eventos especias!
A terra de minha casa era vermelha,como a de Santa Catarina.Fazia bolinhos de lama,enfeitados com toda sorte de objetos encontrados na ocasião,desde pedrinhas,tampinhas de garrafa(que eram de metal) até os pobres botões de flores das árvores frutíferas,que nunca se tornariam frutos.
Uma vez,minha vizinha conseguiu um punhado de "OMO" para fazer,de espuma de sabão,merengue para cobrir as tortinhas!Não preciso dizer que a guerrinha de barro aquele dia foi "radiante"!O sabão tornava o barro mais mole e escorregadio.Mas eram ocasiões felizes,que trazem boas lembranças.
Diferente do que os catarinenses vão lembrar.A alegria de suas crianças de ver a chuva e o barro como diversão talvez demore a voltar.Chuva misturada e com gosto de lágrima salgada,dolorida não é boa.Dores da infância, "outras dores".Marcas do que se era.Futuro descendo nas encostas.
Agora,o principal é a solidariedade.
O pouco agora é tudo,para quem perdeu o que possuía.Todos deveriam ajudar!Eu e as crianças da chuva de ontem,somos os adultos que hoje podem dar a mão para estas pessoas que tanto precisam.E não estamos sós!Lindos exemplos surgem anônimos o tempo todo.Isto é o mais bonito e gostoso de saber.Tão gostoso quanto banho de chuva!