ESPÍRITO DE NATAL

Aproxima-se mais um Natal, o que me fez pensar nas mudanças que, ao longo dos últimos quarenta anos, ocorreram em relação à data.

No meu tempo de criança, tínhamos em nossa casa um pinheiro natural que, todos os anos, era enfeitado para a grande ocasião. Afinal, trata-se da maior festa do Cristianismo e, além disso, minha avó materna, que morava conosco, aniversariava no dia de Natal.

Passávamos, então, a noite de Natal na casa de um de meus tios, de onde saíamos na madrugada do dia 25. O almoço de Natal era feito em nossa casa. Havia, naquela época, na maior parte dos lares, algo que se costumava chamar de espírito natalino que, lamentavelmente, desapareceu aos poucos. Em quase todas as casas, ouviam-se as tradicionais músicas de Natal, ao som da famosa harpa de Luiz Bordon, em comemoração à data de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Promovia-se, em todos os lugares, uma sincera confraternização, algo natural e franco, que não mais se encontra. Hoje em dia, muitas pessoas, a título de comemorar o Natal, exageram na bebida, envolvem-se em brigas, e a noite de Natal é sempre marcada por acidentes, crimes e tragédias.

Daqueles Natais dos bons tempos, restam apenas lembranças. A todos os leitores, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz e saúde.

M ais ainda há esperança

A companhada de confiança

R ever nosso Natal e

I r atrás do Principal

Onde Ele se fará atual.

R epica o sino em Belem é

O Deus Menino que vem trazer o

B em, para voce também,

E sperança de amor tem

R epartindo o verdadeiro valor

T ernura e Paz, dando

O glória ao nosso Salvador.

G uia uma estrela os Reis

U m Menino do céu veio

I luminar sua gente

M ostrar o Onipotente e

A aliança que se faz presente,

R ealizando a promessa,

A esperança que começa

E m toda terra se apressa a

S alvação.

COM CARINHO ANGELICA GOUVEA

Muito obrigado, Angélica, por sua linda interação à minha crônica.

Amigos, acaba de ser lançado, pela editora CBJE, o meu livro intitulado Paraíso do Prazer, composto de 70 (setenta) sonetos.

Outras informações, devem ser solicitadas pelo meu e-mail, que consta do contato do Recanto.

Obrigado a todos,

Mario.

Mario Roberto Guimarães
Enviado por Mario Roberto Guimarães em 04/12/2008
Reeditado em 04/12/2008
Código do texto: T1317956
Classificação de conteúdo: seguro