O OLHAR E A MENTE 

        Como a mente é preciosa e deve ser protegida como o bem maior do ser humano, digo isto com experiencia propria, pois não vejo TV e leio jornais sem frequencia obrigatoria, pois a internet já nos dá conta das noticias mais importantes.   
        Ver TV um dia inteiro é um verdadeiro ataque ,tipo lavagem cerebral ,ao nosso mais precioso conteudo que é o cérebro, e a sua construção cultural e sua sensibilidade.
        O que nos constitui e que nos permite expressar é precioso e, a meu ver deve ser muito protegido para não ser agredido e danificado pelas mútiplas informações que a imagem e informacoes da TV passam invadindo sem tempo de selecionar o que ouvimos, ficamos sabendo e sentimos.                                                                            Eu nunca fui de ouvir o anuncio comercial, é um momento em que uma defesa natural ou construída, não sei, eu deixo de prestar atenção e ouvir, e me volto para outro interesse presente, opapo, ou o bordado, ou a leitura , ou mesmo usar o mute. Fui radical na educação dos meus filhos: em nossa casa era proibido ver o programa da Xuxa, e outros do gênero, pois considerei  poluidor do cérebro puro da criança em fase de informação e formação, assim meus filhos só adultos souberam desses programs, e foi bom. E hoje concordam que foi o mais acertado, pois eles viam os coleguinhas influenciados por TV inadequada e esses consistiam de outra turma, uma espécie de clubinho da mediocridade. Tal forma que os que eram como eles, com interesses mais criativos e inteligentes foram se unindo  naturalmente e, hoje representam a nata e continuam amigos.
        Eu percebi nestes dias que estou fora de casa, e ao alcance da TV e do controle remoto, como inúmeras informações inuteis e desnecessarias ocupam os sentidos, de modo que o idividuo vira um simples receptor. Ou seja, ele deixa de ser ele, ele passa a ser utilizado e roubado no seu tempo e nas suas ideias proprias. Em suma, num dia na TV, o individuo se esvazia. E o que temos de mais precioso e individual são os nossos neurônios e nosssa vivência, nossa arte e nossa especificidade.
        Posso concluir que VER TV tem que ter horário programado e desligado assim que termina o programa ou noticia de interesse. É o bem maior que podemos fazer ao nosso olhar que capta tudo que interessa, e também o desnecessário, prejudicando-nos, roubando nosso dia. Coisa que é o usual , generalizado pelo telespectador na maioria das residências.
       Ao acordar de manhã , o bom é não pensar. Só despertar. Olhar o dia.          Tomar seu café com delícia. Tranquilamente.Depois cuidar-se. E programar o seu dia. Sem pressa. Cuidar-se sentindo o prazer de viver mais este dia. Ouvir música só através de um bom som e sem meter fones de ouvidos nos proprios ouvidos, para acompanhar o seu proprio dia ao vivo e a tudo à sua volta. Se possível, cantar de vez em quando. Quando estiver junto dos seus companheiros , procurar rir , risos de prazer e alegria. O coração agradece. A vida é muito engraçada também. Acho que tais atitudes nos levam a ser mais  fortes nas situações imprevisíveis que se apresentam durante o transcorrer do dia.