As Fofoqueiras

Duas comadres conversavam - fofocavam - frente à casa de uma dela, que por má coincidência, esta é minha vizinha. Era uma noite quente e eu só queria ficar lá fora observando as estrelas - e quem sabe ver um disco voador.

Pelo muro, ouvia tudo. Tudinho. Então sem nada de importante para fazer, sentei-me e fiquei a escutar.

- Ah, mas ce devia ter ido, menina!

- Não pude, ce sabe...

- Ah, mas ce perdeu. A Ana ali da esquina, sabe, caiu da escada bem na entrada. E que vestido feio que ela estava usando, vai ficar anos pagando as prestações do aluguel - risos.

- Não pude mesmo, amiga.

- Ai, mas que festinha pobre! O bolo até que estava bonzinho, mas as coxinhas estavam horríveis; os doces, horrorosos. Deve ter sido aquela Júlia da rua de baixo que fez. E pra beber, ai, ai, refrigerecos baratos e aquela cerveja que vem selada. Horrível!

- Ai, menina. Daria tudo pra ter ido, mas ce sabe que tive que visitar minha sobrinha que esta morrendo. E se eu não fosse, ai, ai, já sabe, a família ia fica falando. Então por isso tive que ver a Vindoura defunta.

- Vindoura? Que isso?

- Vindoura, significa "Futura"! Futura defunta, me entendeu? - risos.

- Uhmm... que chique, falando palavras difíceis só pra mim não entender, né?

- Ce não viu a novela ontem? Henrique Fernandes Fernando disse isso no ultimo episodio. Essa é a palavra da moda agora. Ce ta tão por fora, amiga.

- Bom... não que esteja por fora. É que não fico falando por ai o que dizem na novela.

- Hum! É que não tem capacidade para decorar o que dizem. É uma burrinha.

- Como não tenho? "Não, não Henrique Fernandes Fernando. Não vá! Fique aqui no México comigo", "Não Maria Guadalupe, não posso, terei que ir pra Bahia" Viu como sei?!

- Grande coisa!

- Ta pensando o que? Só por que fala palavras difíceis é melhor que eu...

- Que sou melhor que você, isso todos já sabem... não é preciso ficar falando palavras difíceis para que isso se note.

- O que??? Você melhor que eu?? Há, há, há.

- Sim, muito melhor!

- E saiba que Henrique Fernandes Fernando, não é tão legal assim... não gosto dele, é um ator qualquer e sem qualidade.

- Mas eu adoro Henrique Fernandes Fernando e todo mundo adora Henrique Fernandes Fernando. Você não gosta de Henrique Fernandes Fernando?! Pergunta pra ele se gosta de você...

- Não te suporto, nunca suportei vizinha infeliz.

- Eu também não, nunca. E ainda bem que não foi na festa ontem. Teria estragado toda diversão.

- Deixa eu ir embora daqui.

- Isso, vai mesmo sua, sua... idiota!

- Hum, Biltre!

Ana Júlia Marcato
Enviado por Ana Júlia Marcato em 30/11/2008
Reeditado em 14/12/2008
Código do texto: T1311884