Sobre as portas e a porta de Marília
Estava agora lendo o texto de Marília L. Paixão (uma das melhores escritoras do Recanto,sem dúvida!)"a porta do amor não declarado e erro primário" sobre a porta dos diálogos conosco mesmo que não é fechada com tranquilidade.Recomendo a leitura dos textos de Marília,que já possui muitos fãs além de mim.Me inspirei em escrever,não sobre o tema de Marília em si,pois seria pretensão.Não sei escrever tão bem como ela,mas sei falar sobre um tema que me atrai:portas!
Quando estive em Paris,Amsterdã. Praga,Berlim e Weimar,em agosto deste ano,me apaixonei por portas.
Quem me conhece sabe que adoro duas coisas,além de uma boa música:bom humor e fotografia!Adoro rir,dizer bobagens,tirar graça do drama mais cotidiano.Sou sem noção nas risadas...E AMO fotografia.Fotografo tudo que acho belo,pois a beleza me seduz,comove...Meus amigos,família e conhecidos pagam o pato.!Minha máquina está sempre de plantão!Disponível.Clico as pessoas que amo ou acho bonitas,interessantes todo o tempo.Adoro isso!Nas festas,nos encontros,nas viagens,clico.Fotografo pequenos gestos,detalhes de carros antigos,uma rua arborizada e deserta,somente o vento passando por ela.Acho pura poesia o movimentos das nuvens na ameaça de um temporal,do sol atravessando as folhas no entardecer,modificando a paisagem com cores que nem apareciam antes.Acho que a fotografia é a poesia em forma de fato.Mexe comigo!E,segundo Ferreira Gullar,a vida só é possível com poesia!
A minha máquina atual é levinha,pequena,digital.Ideal.
E junto comigo estava quando comecei a reparar e a fotografar as portas das casas que encontrava no caminho das cidades onde estive.Portas dos hotéis centenários começaram a chamar minha a tenção.Cliquei portas dos bares mais rústicos,do cantinho da escada de madeira em Praga,do banheiro do apartamento em Paris,da esquina de uma loja de flores e chás em Weimar.Eram portas de ferro,de madeira,pequenas,estreitas ou enormes.
Tinham entalhes minuciosamente trabalhados,monogramas,cicatrizes de espadaços,buracos de bala ou falta de conservação.Algumas tem trincos de ferro ainda!São uma aula de "design" medieval!
Tirei mais de cinquenta fotos diferentes de portas!
Meus companheiros de viagem também,contagiados pelo meu entusiasmo,e para mim parar de "encher o saco" deles,acabaram fotografando ou chamando minha atenção,quando descobriam uma porta mais "exótica".
Não que eu não tivesse visitado os pontos turísticos básicos,pousado em frente à Torre Eiffel,Champs Elysée,Jardim de Luxemburgo ou no castelo de Versailles...Nada disto.Tirei sim,boas fotos nestes lugares,como todo turista.Mas meu foco de atenção eram as portas.Quem tem,no seu álbum fotos das portas do Gran Palais?Do Museu do Louvre?E são tão lindas!As pessoas deviam olhar mais para as portas,as janelas,as pedras das ruas,os postes,os muros e até a tampa dos bueiros dos locais que visitam,dizem tanto sobre eles...
Quando olho para as fotos,acho que viajo na tentativa de descobrir novos detalhes,de contar(porque não?)A SUA história.Portas tem histórias...Mesmo as dos amores não declarados,como diz Marília.Histórias de vidas confusas,sombrias ou patéticas ,que as portas podem saber...De descobertas juvenis,rebeldias adolescentes,infâncias marcadas com canivete no acompanhar do crescimento dos meninos e das iniciais de enamorados.De amores felizes,casamentos arranjados,adultérios...
Quem mora,morou nestes lugares ou passou através delas?Que segredos as portas guardam atrás de si?Que sentimentos os passantes traziam na bagagem?Acho que todas dão boas histórias,e só preciso imaginar as cenas e personagens certas,que correspondam a sua imagem.(No Brasil,em Porto alegre onde eu moro,no Rio ou em São Paulo,em Brasília tem tantas portas com segredos cabeludos ainda preservados...)Criatividade.Desejo de contar comédias ou tragédias,guiando a minha inspiração!(Escrevo bons textos ou bobagens absolutas,com a mesma paixão!)Minhas portas,todas na gaveta,estão me esperando ainda caladas.Elas serão minhas guias,por enquanto.Afinal,ainda não fotografei as janelas!...