Consciência

“Liberdade! Liberdade! Abre asas sobre nós! Das lutas na tempestade pra que ouçamos sua voz” (trecho do hino da Proclamação da República). No dia 15 de Novembro de 1889 aconteceu um marco na história do país, a Proclamação da Republica feita por Marechal Deodoro da Fonseca derrubando até então a monarquia... Fica claro que desde aqueles tempos já se tinha esperança de conquistar a liberdade. Só que esquecemos o real significado dessa batalha para a história, cruzando os braços e ousamos apenas criticar apontando as falhas. Não estou defendo ninguém, aliás, estou sim, defendo a memória do povo brasileiro! Esta é a única maneira de não perder a identidade de um povo. Celebrar esta data é lembrar valores importantes. No Brasil existem muitas datas comemorativas, apenas as relacionadas a religiosidade são levadas em consideração. Parece que o povo se reconhece como participante apenas na fé e não há respeito pela história política. Se mostra como um “crente”, mas não age como cidadão!

A juventude não sabe, ou não dá importância ao “por que” do feriado. Nossos jovens vivem uma época obscura onde certos valores como ser cidadãos participantes, atuantes, está fora de moda. Que o propósito de “Democracia” ainda não atingiu seus objetivos nós sabemos. Ficar criticando mudará algo? Esquecer o passado é como fechar os olhos para os acontecimentos importantes. Os jovens poderiam lembrar dessa data com orgulho, comemorá-la de maneira louvável. Se apenas criticarmos não alcançaremos os objetivos: igualdade e respeito. Qualidades que tanto se fala e pouco se pratica. Apontarmos as falhas do passado não nos dá garantias de dias melhores.

No dia 19 de Novembro é o dia da Bandeira. Instituída quatro dias após Proclamação. Um símbolo que atravessa os tempos e representa a vontade de uma nação. Também ela, é esquecida. Sabemos de sua existência em tempos de jogos. Parece-me que ela representa apenas olimpíadas, pentacampeonatos, troféus, medalhas... Em seu dia que tal se a olhássemos de maneira diferente? Suas 27 estrelas que simboliza o estado da nação, ao poeta significa apenas o céu estrelado de sua pátria amada. Ao materialista o amarelo, o ouro, a riqueza. Ao ecologista, o verde, a mata das florestas deslumbrantes. E todos os demais, o branco, a tão cobiçada paz. Ordem e Progresso, “o amor por princípios e ordem por base; o progresso por fim”. Que assim seja!

Consciência... Ter ciência, ou seja, sentimento ou percepção do que se passa. O dia da consciência negra é uma data para refletirmos sobre os nossos conceitos. O dia da consciência negra não é o dia do negro, e sim o dia para celebrar a luta, da cultura de um povo, o reconhecimento, a importância dessa etnia e sua contribuição para a cultura brasileira. Também exemplos de bravuras, pois de certa forma, deram ao negro a liberdade, mas ela não os devolveu a dignidade. A escravidão deixou marcas que perduram até os dias de hoje. O mundo está marcado por preconceitos bobos e diferenças de todos os tipos. Mas isso não impediu um negro de ocupar o cargo mais importante de uma das maiores potências do planeta; Barack Obama é o primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos.

Ninguém gosta que esqueçam seu aniversário. Cada data comemorativa é um “aniversário” de algo proposto, idealizado. Cabe a nós rever o verdadeiro significado daquela data, e se necessário, corrigir, cobrar os erros.

Sejamos patriotas, amemos nosso país. Tenhamos orgulho da história de nosso povo! Afinal, 365 dias tem espaço para mais um dia de reflexão.

Novembro-20008

Alexandra Dias
Enviado por Alexandra Dias em 29/11/2008
Código do texto: T1309853
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.