Quase um galo
Caldeira Silva
Muito se falam em galinha. Pouco se falam em galo. Constantemente, vejo as femininas rebeladas contra os comentários dirigidos às mulheres, que por alguma razão deixaram de ser exclusivamente “rainha do lar”. E ganharam êxito, liberdade de expressão e ação.
Pouco vejo piadas e comentários sobre galo (exceto quando é relacionado à briga). Entretanto, mesmo com pouca notoriedade, o galo estar presente expressando de várias formas, marcando o seu território com suas galinhas, sendo elas jovens, adultas e também as franguinhas. Basta ele movimentar suas asas e fazer algumas comunicações específicas e conquistadoras. Logo as galinhas estão poupando ao seu favor. Vale lembrar que algumas exigem certos assédios.
Ser galo é bom, mas requer alguns cuidados. Sempre tem outros rivais no terreiro, quintal ou mesmo no cativeiro. Se ser galo é bom, melhor ainda é quando está começando a transformação psicológica e física, que além de ganhar estruturas, juntamente, vêm alguns obstáculos insanos.
Lembro que um dia eu tentei me expressar como um galo, quando convidei uma mulher para ir à feira. Ao chegar em meu apartamento, logo ela percebeu que eu não era um galo totalmente refeito, talvez pelo meu tom de voz ao dizer: - Boa noite, Querida!- e pela forma que peguei em sua mão. Notando isso, no dia seguinte procurei um “amigo”, que nem parece ser um galo, mas as galinhas prezam por estar ao seu redor.
- Como faço para ter e manter, pelo menos uma galinha?- perguntei o “mister galo”.
- Sai daquele cativeiro familiar. Tente emancipar-se. E esteja sempre ao lado das galinhas - em especial as jovens. Ou quer ficar vivendo como colher de pedreiro (acabando pela mão)?
- Mas eu não tenho nenhum milho para atraí-las. (ler-se-di-nhe-iro)
Assim continuo vivendo, aparentemente, como um galo. No entanto, sou um frango impulsionado pelos instintos, que são despertados pelas galinhas esbeltas que, por ventura, passam próximo de mim. Ser galo não basta ter apenas aparência, é preciso de alguns adjetivos e, como não poderia deixar de dizer, alguns pronomes possessivos. Cada um tire sua interpretação.