SONEGANDO CARINHO

SONEGANDO CARINHO

ANTONI BIGCUORE*

Todo ser humano tem necessidades primárias e secundárias, segundo a psicologia nos ensina.

Necessidades primárias: comer, beber, respirar, procriar etc. São necessidades ligadas mais à sobrevivência enquanto seres vivos.

“Nas teorias de Harry Stack Sullivan (1953), dá-se um passo ainda maior na acentuação dos determinantes sociais da personalidade. Na realidade, para ele, a personalidade é “o padrão relativamente duradouro de situações interpessoais repetidas que caracterizam uma vida humana”. Não existe personalidade fora de suas relações com outras pessoas; tudo que é caracteristicamente humano é um produto de interações sociais a partir do nascimento”. ( 1 )

Fizemos questão de mencionar as teorias de Sulivan, tendo em vista que o ser humano é um ser gregário por natureza, portanto, nada se pode avaliar, em termos de relações sociais, sem as interações com outros seres humanos e também com o meio ambiente.

As necessidades secundárias são basicamente as preocupações com o “status” social.(vaidades, egolatria, necessidade de aceitação no grupo de convívio, seja profissional ou não, etc.)

A teoria das necessidades psicológicas, são de autoria de Henry Murray (1938).(quem quiser se aprofundar nelas, consulte o Google).

Eu disse tudo isto por que?. Simplesmente para nos ajudar a compreender o porque famílias inteiras são criadas, no que chamo de “sonegação afetiva” ou sonegação de carinho.

A primeira interação da criança com o mundo exterior se dá em contato com sua mãe, ou alguém, que faça tal papel junto a ela.

Como diz o ditado, ninguém dá o que não tem! Não é isto que diz a sabedoria popular?

Pois bem, se os pais forem carinhosos com seus filhos, e isto depende da forma com que eles os criam, teremos, sem duvida alguma, adultos vencedores, equlibrados, com alto índice de INTELIGENCIA EMOCIONAL. Isto no mundo de hoje está cada vez mais escasso, infelizmente!

Por isto que as atividades lúdicas são de capital importância para as crianças, pois elas reforçam a criação de uma personalidade forte, equilibrada e sadia.

Os pais devem, por exemplo, comemorar sempre (mesmo as famílias mais carentes), o aniversário de seus filhos. Isto ficara gravado indelevelmente em suas mentes e olhos. Nunca se esquecerão disto!

Nem que for para acender um simples palito de fósforo e cantar o parabéns a você. É de suma importância na construção do “ego” da criança!

Isto é bom até para desenvolver a sexualidade sadia da criança. Quando adulto certamente será uma pessoa de “bem com a vida”, bem humorada, pois que, já está provado pela ciência, o emocional influencia acentuadamente o físico do ser humano.

Pais, não soneguem carinho a seus filhos! Eduque-os para o amor! Para a fraternidade social! Não os deixem ver muita televisão. A televisão deixa a criança muito passiva e agressiva.

Leve-os a ter contatos frequentes com a natureza. É a chance de elas extravasarem as suas energias reprimidas!

Crianças educadas assim, com certeza, serão ótimos parceiros sexuais e acima de tudo, pais com qualidade total!!!

====================================================

Fonte: Elementos de Psicologia. David Krech e Richard Crutchfield. Editora Pioneira, págs. 310/312

====================================================

(*) Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor, compositor e Escritor em SP.sp. Acesse seu link na net – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 700 textos, de boa qualidade, à sua disposição! Confira!!!(sp.sp. 28.11.2008, 6afeira, às 12,48 hrs.)

====================================================