"Sobre Bonsai e filhos"

Bonsai, arte de criar plantas em miniatura, originada pelos chineses e difundida pelos japoneses há séculos, é uma arte extremamente curiosa, que exige paciência e determinação. Essa técnica consiste em plantar a muda num recipiente raso e aramar todos os ramos e galhos, de forma que se possa manipular a muda para que esta cresça de acordo com o formato e o tamanho desejados.

Admirando aquela árvorezinha em miniatura já com frutos fiquei encantada, mas aflita, aquela árvore fora "enjaulada", "mutilada" e "sufocada" durante anos e anos, até que se tornou quem quiseram que ela fosse...

Me ocorreu que alguns pais fazem o mesmo com os filhos, tranformando-os em "bonsais", moldados ao seu bel prazer. A técnica é simples: é preciso podar as "raízes" e os "galhos" para que não se "espalhem" por aí e "aramar" para que se possa manipulá-los.Também como com os bonsais, só se consegue domá-los se o fizerem quando ainda forem uma "mudinha".

Por um lado é bom termos filhos previsíveis, submissos às nossas vontades, mas eles têm seus próprios sonhos, seus próprios desejos, são eles que precisam fazer suas próprias escolhas, nem sempre certas, mas ás vezes surpreendentes.

Não se pode querer uma árvore frondosa quando cultivamos um bonsai.

ANA CÁTIA BARBOSA LIMA
Enviado por ANA CÁTIA BARBOSA LIMA em 26/11/2008
Código do texto: T1304976
Classificação de conteúdo: seguro