A Consciência
Consciência é a parte da mente humana, que traz o conhecimento de se estar sabendo de algo, ou que dá a certeza de que alguma coisa existe no mundo objetivo, inclusive nós mesmos.
Para alguns, ter consciência de, é saber que o fenômeno está lá, seja este qual for.
Desde Descartes (Penso, logo existo) até Damásio (Antonio Damásio, neurologista português radicado nos Estados Unidos, escreveu o livro "O Mistério da Consciência", entre outros), a mente humana foi dissecada por diversas formas, mas ainda não se tem conclusões científicas definitivas sobre o assunto.
Por isso existe ainda, muito o que se pesquisar sobre a mente do homem. A neurociência engatinha pelos meandros do pensamento humano, procurando revelar cientificamente o que se passa pelo cérebro em função da dor, tristeza, alegria, amor, entre outros fatores abstratos da vida.
Mas, para o ser humano, estar consciente, (com + ciência) é estar ciente dos fatos. E isto tudo, se passa unicamente no cérebro, com conhecimento apenas de quem está pensando.
Podemos dizer que a Consciência, vem da necessidade de nos mantermos respirando.
Para quem vive em um sistema complexo de imaginação, criatividade e planejamento da vida, ser consciente é primordial. É isto que nos diferencia de uma máquina, ou um robô. É isso que nos dá a certeza de que somos algo mais no contexto da vida.
A Consciência no sentido Místico nos faz perceber, o que somos junto ao Universo, e o que fazemos para melhoria das coisas e de nós mesmos. Porque Consciência também implica em se fazer justiça, como ter a sabedoria de utilizar a mente para o bem, ou estar ciente que não se deve prejudicar ninguém.
Estar consciente é saber que Deus existe.