" HÁBITOS"
OS BONS E OS MAUS HÁBITOS QUE FORMAM NOSSO CARÁTER SÃO FORTEMENTE INFLUENCIADOS TANTO PELO QUE APRENDEMOS COM A NOSSA FAMILIA, QUANTO PELO AMBIENTE QUE CONVIVEMOS.
INFLUENCIADOS SIM; DETERMINADOS NÃO.
A NOSSA PERSONALIDADE NÃO PODE SER DESENHADA APENAS PELO AMBIENTE EM QUE FOMOS CRIADOS, JÁ QUE ISSO VARIA DE PESSOA PARA PESSOA.
SABEMOS QUE QUEM TEVE UM BELA INFÂNCIA E TEM UMA VIDA SOCIAL ATIVA LEVA VANTAGEM EM RELAÇÃO A PESSOAS QUE SÃO MELANCOLICAS E TIVERAM UM AINFANCIA DE DESAMOR E MAUS TRATOS.
LOGICO QUE TANTO DE UM LADO COMO DE OUTRO, EXISTEM OS QUE QUEBRAM AS REGRAS DO ESTABELECIDO E SE TORNAM EXEMPLOS BONS E RUINS.
INFELIZMENTE NÃO FALTAM EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TIVERAM TODOS OS PREVILEGIOS, ACESSO A CULTURA, A EDUCAÇÃO,A BONS COLEGIOS, ENFIM, A TUDO AQUILO QUE DENOMINAMOS COMO PRIMORDIAIS PARA QUE TENHAMOS UM DESENVOLVIMENTO NORMAL..
EM TODAS ESFERAS DA VIDA EXISTEM AQUELES QUE DIANTE DE OBSTACULOS PREFERM A DESCULPA,FICAM RECLAMANDO DA MÁ SORTE, SE AGARRAM EM DIFICULDADES QUE LHE FORAM COLOCADAS E ACREDITAM QUE OS OUTROS É QUE SÃO CULPADOS PELO SEU FRACASSO.
NO MESMO INSTANTE EXISTEM AQUELES QUE MESMO DIANTE DE TODOS OS PERCALÇOS , DECIDEM LUTAR PARA REVERTER A SITUAÇÃO E CONSTRUIR UMA VIDA DIFERENTE DAQUELA QUE AS CIRCUNSTANCIAS INSISTEM EM MOSTAR COMO FATALIDADE.
O FATO É QUE O QUE SOMOS, OU A PESSOA QUE NOS TORNAMOS É EM GRANDE PARTE O RESULTADO DAS DECISÕES QUE TOMAMOS NO PASSADO, NO PRESENTE E QUE TOMAREMOS NO FUTURO.
BASICAMENTE PODEMOS COBRAR O QUE É DADO, SEM ESQUECER QUE MUITOS NÃO FUNCIONAM QUANDO SÃO COLOCADOS DE LADO; E QUE OUTROS SIMPLESMENTE SE DESDOBRAM QUANDO SE SENTEM ENCURRALADOS.
ARISTOTELES UM DIA ESCREVEU:" A VIRTUDE MORAL É UMA CONSEQUÊNCIA DO HÁBITO."
ISSO QUER DIZER QUE AO PRATICARMOS A JUSTIÇA, NOS TORNAMOS JUSTOS, AO TERMOS CORAGEM, NOS TORNAMOS CORAJOSOS, AO PRATICARMOS A PACIÊNCIA ( O QUE AS VEZES É EXTREMAMENTE COMPLICADO) NOS TORNAMOS PACIENTES, E AO INSISTIR EM VENCER, NOS TORNAMOS VENCEDORES.
TERMINO ESSA REFLEXÃO ESCREVENDO ALGO QUE LI E QUE DIZ MAIS OU MENOS ASSIM:
"HÁ UM DITADO POPULAR QUE RETRATA O SEGUINTE: PENSAMENTOS TORNAM-SE AÇÕES, AÇÕES TORNAM-SE HÁBITOS, HÁBITOS TORNAM-SE NOSSO CARATER E O CARATER TORNA-SE NOSSO DESTINO.
A VERDADE É QUE NÃO HÁ NADA DE DIGNO EM SER SUPERIOR A OUTRA PESSOA.
A UNICA NOBREZA GENUINA É SER SUPERIOR AO SEU ANTIGO EU".
PORTANTO PODEMOS OPTAR POR SER MELHOR A PARTIR DE HOJE.