O Tio da Moda

Caminhando pelo shopping, encontro meu tio Sebastião saindo de uma sala de cinema.

- O que fazia no cinema, tio Sebastião?

- Na verdade aqui é um hospital - diz ironizando - com fachada de cinema para alegrar os recém chegados, e vim visitar um amigo que está doente... É óbvio que eu estava vendo um filme, Ana Júlia.

- Filme? Adoro filmes! O que você estava vendo?

- Um filme aí com o Brad Pitt...

- Com quem?

- Brad Pitt. Você não conhece? Ele é um ótimo ator.

- Se ele é tão bom assim, por quê não o conheço?

- Vai me dizer que você não conhece os maiores astros de Hollywood? - diz surpreso.

- Claro que conheço... Mas sempre fico indeciso entre os melhores. Há tantos: Humphrey Bogart, James Cagney, Spencer Tracy, Fred Astaire, James Stewart, Wallace Beery, Clark Gable... Ficaria horas aqui citando os astros de Hollywood.

- Nunca ouvi falar neles. É lançamento? Não perco um lançamento.

- Claro que não. Acho que já estou percebendo que tipo de filme esse Brad Pitt faz. Cite um filme dele para mim.

- "Onze Homens e Um Segredo" - diz ele como se soubesse tudo sobre filmes.

- Mas eu não me lembro desse tal de Pitt nesse filme. Só me lembro de Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford, Joey Bishop... E é claro, Frank Sinatra o segundo maior cantor de todos os tempos.

- Você disse Frank Aviar? Não sabia que Frank Aviar também era ator, além de um brilhante cantor.

- Também? O que você quis dizer com também? Nem cantor ele é. Nem mesmo político. E eu lhe disse Frank Sinatra, o segundo maior cantor de todos os tempos.

- Posso concordar que esse tal seja o segundo maior de todos, porquê o primeiro é Roberto Carlos, o grande rei - diz com orgulho.

- Rei? Rei de onde? De que país?

- Vai me dizer que você também não conhece o rei Roberto Carlos?

- Conheço, mas não sabia que ele se tornou rei. Quando foi sua coroação?

- ...Não entende nada de cantor mesmo - diz com ar de superioridade.

- Quem não entende nada de cantor é você! Acabou de dizer que Roberto Carlos é o melhor cantor. Já lhe disse que o melhor é Frank Sinatra, mas só depois de Bing Crosby.

- Quem?

- Mas não acredito que você não saiba nada de filme e nem de música, tio.

- Bom... É que eu só tenho 40, e essas coisas não eram da minha época.

- E eu? Tenho apenas 17, e conheço tudo isso. E saiba que sua época é agora.

- Ah... Frank Sinatra, estou me lembrando dele...

- Cite uma música - diz surpresa.

- "New York, New York".

- Essa até um surdo conhece. Cite outra.

- Não sei mais nenhuma - diz envergonhado.

- Viu! - diz desmascarando-o - Você só conhece o que mandam você ouvir. Essa é, digamos, a música mais comercial de Sinatra.

- Mas se não tocam essas músicas no radio, como quer que eu ouça?

- E como você acha que eu o faço?

- É mesmo. Como você faz?

- Eu procuro saber. Vá em sebos.

- Eu também procuro saber, vou toda semana às locadoras para locar lançamentos.

- Os filmes de hoje não têm conteúdo nem arte e principalmente não têm atores.

- Mas como não? Vai me dizer que Brad Pitt não é ator? Que seus filmes não têm conteúdo?

- Eu lhe digo e repito. Não é apenas Brad Pitt. Ele está sendo apenas o exemplo de nossa conversa. Com Brad Pitt, estamos generalizando toda a classe de maus atores dessa geração. Não é apenas ele, são todos.

- Entendo, Ana Júlia, mas você está por fora. Agora, quem mandam são os filmes da moda e eu estou na moda.

- Veja filmes bons, ou como prefere dizer: filmes clássicos. Pois dizendo filmes bons me faço entender.

- Mas com o que começo?

- Comece com musicais.

- Puta! - diz eufórico - Eu tenho "Moulin Rouge" lá em casa! Aquele filme é demais.

- Puta, digo eu. Aquele filme não presta e aquela atriz pensa que canta.

- Mas então o que eu verei? "Moulin Rouge"é um musical de primeira.

- Não é coisa nenhuma! Musical é com Fred Astaire, Al Jolson, Ginger Rogers, Gene Kelly, Judy Garland, Eleanor Powell... Vou começar lhe indicando algo que pode ser até que você conheça: "A Noviça Rebelde".

- Depois quem não entende de filmes sou eu, - diz gabando-se - quem não entende é você. O nome nem é esse, o certo é "O Noviço Rebelde" com Didi Mocó Sonrisal Colesterol Mufungo.

- Olhe para você! Agora, olhe para mim. Não vê a diferença.

- Claro! Eu tenho 40 e você 17. De diferente, só algumas rugas.

- Não! Você, todo ignorante, não entende nada, acha que está por dentro falando que Roberto Carlos é música, e que ainda por cima é rei. Vem querer me corrigir quanto ao filme de Julie Andrews. Confundiu Frank Sinatra com Frank Aviar, não conhece Bing Crosby, e se ilude pensando que "Moulin Rouge" é um musical de qualidade. Desculpe-me, tio, mas você é um completo...

Começa a juntar água nos olhos de Sebastião, eu fico com pena e decido:

- ...Um completo intelectual.

- Eu sabia - diz aliviado - a todo o momento que você só estava de brincadeira comigo e inventando esses nomes todos aí. Você tem muita criatividade, minha sobrinha.

- ...É... Eu tenho... - diz com desprezo.

Ana Júlia Marcato
Enviado por Ana Júlia Marcato em 23/11/2008
Reeditado em 23/11/2008
Código do texto: T1299706