CAPITAL SECRETA
Não sei se pela proximidade com o Rio de Janeiro, se pelo fato de ter tido filhos ilustres como Roberto Carlos e Rubem Braga, o certo é, dizem, que entre se dirigirem à Cidade Maravilhosa ou à Cidade Presépio, os cachoeirenses preferem ir à primeira.
Também não sei se é fato ou boato, afirmam que eles têm o maior orgulho de dizer que moram na capital secreta do mundo: Cachoeiro de Itapemirim! Em minha opinião, insinuar que os filhos dessa cidade sejam todos bairristas é maldade, já que um dos seres mais humanos, humildes e decentes que conheço nasceu e mora lá: Marinete Bianchi Canzian Baptista, a saudosa Diretora da Unilinhares.
Penso, por outro lado, que Linhares seria muito melhor se contasse com pessoas que a adorassem e a defendessem até embaixo d’água. Faço a minha parte, enaltecendo nossa cidade, onde quer que eu vá. Levo isso tão a sério, que acho que eu moro na capital secreta de Linhares.
Como assim? Capital secreta de Linhares? E Linhares é Estado para ter capital? Não! Linhares é um município e como tal não a tem, mas... dá licença de para mim ele a ter? Isso mesmo! Moro na capital secreta de Linhares, um lugar pertinho dos bairros Interlagos, José Rodrigues Maciel, Lagoa do Meio e Ipanema (Pó do Shell).
Ele deve ter uns 30 anos de idade e seu nome completo é Bairro Novo Horizonte. À época de sua inauguração, o local contava apenas com residências financiadas pelo Banco Nacional de Habitação e, talvez por isso, o pessoal preferiu apelidá-lo de BNH. Aos pouquinhos, como bandeirantes, fomos agregando os moradores do Parque Residencial Exposição e hoje somos todos moradores da mesma “capital”.
Farão muxoxos os moradores de outros bairros, mas eu lhes garanto o direito de discordar de mim, desde que tenham argumentos para defender suas “bandeiras”, claro.
Considerando que capitais congregam lugares que disponibilizam serviços e produtos pouco encontrados em outros lugares, eu acho que faço muito bem em considerar o meu bairro assim, e digo mais: minha rua é o seu coração. Isso porque determinadas coisas só são encontradas lá.
A melhor moqueca do Norte do ES sabe onde é servida? No restaurante do Pintinho, bem na minha rua. Bem pertinho você degusta frutos do mar deliciosos na Toca do Caraguejo. Onde fica o filé de traíra mais especial da cidade? No Mini Restaurante da Zilda, por coincidência, na minha rua. O chopp mais gostoso da cidade? É no Lindoar! Adivinha onde fica? Na minha rua!
Se você preferir economizar e cozinhar os seus alimentos, não vá a outro lugar. Procure a Central de Compras Martins que fica localizada...isso mesmo: na minha rua.
Se o seu negócio é estudar, o Polivalente de Linhares I é uma boa escola e imagina onde fica? Lá mesmo, na minha rua. Quer jogar umas “peladas” ou assistir a campeonatos no Ginásio de Esportes? O seu rumo é o BNH, ao lado do Poli I, da Central de Compras Martins, esquina com Lindoar, tudo na Presidente Café Filho, que é ...acertou: a minha rua! Quando você quiser ir a shows, rodeios ou circos no Parque de Exposições... sabe onde você vai ter de passar? Em frente à minha casa!
Se prefere ficar bonitão ou bonitona, sugiro gastar umas calorias, pedalando em alguma das lindas bicicletas que há na Pedalar, localizada ao lado da Boutique Amoras, onde há bolsas e sapatos chiquetérrimos. Depois, atravesse essa rua, que por acaso é o coração da "capital secreta" do BNH, entre na Hotline e compre roupas super transadas.
Se de tão bonita você for se casar, engravidar ou ter lindos bebês, não deixe de registrar seus momentos inesquecíveis no Northo Studio, com a primeiro fotógrafa de Linhares, EU, que, escolhi residir na Café Filho, nome da "capital secreta" do BNH.
Quer saber se tudo fica lá? Não! A ABL- Associação do Banestes de Linhares, a UAB, a Faceli, a melhor feira livre, a enorme igreja católica, o Pastelão, a Floricultura Bromélias, a padaria Pão Pom, o Açougue do Careta, a Fábia Presentes e dezenas de outros estabelecimentos super legais (e não os cito por falta de espaço) não ficam na minha rua, mas estão todos na “capital secreta”.
Se não bastasse tudo isso, o melhor desse lugar são as pessoas e delas não citarei os nomes para não esquecer o de alguém e acabar sendo injusta.
Se nada disso pode ser considerado argumento forte o suficiente para convencê-lo(a) a visitar nossa “capital secreta”, eu só espero que, um dia, você não tenha de ir morar, definitivamente, num dos lugares onde ninguém quer: o Cemitério São José.
Esse não fica na minha rua, mas bem pertinho dela. Também!