OS TRÊS REIS MAGOS
Norma Astréa
As imagens dos três reis magos no presépio ou seguindo a família de Jesus devem estar indelevelmente na memória da maioria dos cristãos. Pesquisando sobre eles, descobri que Gaspar, o negro, representa a África e a Índia, Melquior a Pérsia, e Baltazar a Arábia.
Como é sabido, Melquior presenteou Jesus com ouro (dádiva apenas para reis), Baltazar ofertou incenso (adequado para religiosos) e Gaspar ofereceu mirra (usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, para representar a imortalidade).
Esses presentes confirmam o caráter de Jesus: rei, sacerdote e profeta, e simbolizam o reconhecimento àquela criança pobre, que acabara de nascer e se tornaria um grande líder mundial e o salvador do mundo.
Graças as esses três magos, temos a tradição de dar presentes no Natal.
De lá para cá, na falta de ouro, incenso e mirra, temos mesmo ido às lojas de R$1,99 (porque é isso que nos permitem!) e comprado lembrancinhas para as pessoas que amamos.
Em compensação, três novos reis magos continuam a nos dar presentes... de grego: os poderes legislativo, judiciário e executivo.
Em 2006, a profusão de “presentes” foi um espanto e entre os mais “bacanas” destaco os oferecidos pelo rei “legislativo”. Esse caprichou jogando na cara do povo um valerioduto, um monte de dólares na cueca, um esquemão bom que permitia encher o bolso e fazer média com o povo: o das sanguessugas ( aqueles que arrumavam ambulâncias estropiadas e superfaturadas para doar ao povo besta), uma baleiona dançando pagode no plenário, o dossiê Vedoim, uma tonelada de “pizzas” e agora, um aumento de salários para os reis mais velhos (senadores), os mais novos (os deputados federais) e para todos os seus filhotes (deputados estaduais e vereadores).
Esse último presente é mesmo um nariz de palhaço para todos nós, pois enquanto o povão (o mesmo que perpetua essa raça no poder) “se lasca de verde e amarelo” para sobreviver, Aldo Rebelo (PC do B- SP, hem!!!) e Renan Calheiros (PMDB- AL), em nome de um monte de ordinários, decidiram assinar um ato conjunto reajustando o salário dos parlamentares para R$24.500,00!!!
Acho que isso é para “compensar” porque eles são todos muito “pobres e sacrificados”. Por acaso a gente pensa que os R$50.815,62 que eles recebem como verba de gabinete para empregar seus assessores, os R$15.000,00 de verba indenizatória para custear despesas do mandato, os 100% de ressarcimento das despesas médicas (inclusive dos familiares), os R$3.000,00 de auxílio moradia, os R$4.268,55 de cota postal, os R$5.513,09 de cota telefônica, as 04 passagens aéreas mensais de ida e volta para os Estados de origem, e os 14º e 15º salários são suficientes? O que eles têm com isso se o dinheiro sai do bolso da gente? O problema é nosso, que fomos uma cambada de sonsos e os colocamos num lugar em que eles podem tudo, até legislar em causa própria!
E os outros dois reis, o judiciário e o executivo? Bem, os salários do Supremo Tribunal Federal é que despertaram a cobiça do legislativo. Acho que as autoridades togadas não gostaram muito da idéia de ter tantos coleguinhas na mesma faixa salarial delas, pois já disseram que o aumento é inconstitucional (como dizer que é imoral, não é mesmo?), fazendo a “novela” recomeçar. Quanto ao executivo... ele nunca sabe de nada mesmo, então... deixa pra lá!
O Natal preferencial dessa corja acontece de 04 em 04 anos. Precisamos deixar de ser burros e começar a devolver os presentes que eles descaradamente nos dão!