ONDE ESTÃO OS VOLUNTÁRIOS?

INSTITUTO VIDA & CIDADANIA: ANO DOIS

(Editorial do JORNAL CULTURA & LAZER - Florianópolis SC.

No início, éramos mais.

As pessoas vão chegando pra ver a novidade: uma Instituição voltada às coisas que interessam à Terceira Idade, tendo como principal meta a difusão do Estatuto do Idoso e levar Cultura e Lazer aos Grupos de Idosos organizados na Grande Florianópolis.

Mas as pessoas precisam ganhar dinheiro pra viver e o trabalho do Voluntário não lhe traz lucros - a não ser a satisfação de servir -, pelo menos durante a implantação de Projetos, porque o Instituto não recebe verbas de ninguém e tem que sobreviver com o sacrifício de cada um. Edita-se um Jornal - como este - e a equipe sai à procura de patrocínios, na esperança de sobrar algum numerário para as despesas, além do custo de editoração e gráfica. Numa cidade com mais de uma centena de Jornais, complica.

São poucas as empresas que descobriram um segmento de sete mil pessoas, na Terceira idade, pessoas que consomem, que opinam, que ganham e que gastam, que investem em nome dos filhos e netos, que querem viajar, dançar, pintar, escrever, ler, enfim, VIVER!

E, por esquecerem desse enorme contingente de consumidores, não querem anunciar os seus produtos e serviços num jornal dirigido especificamente para esse público, preferindo a chamada Grande Imprensa a qual, na verdade, não atinge o nosso público, porque esses jornais não vendem CINCO MIL EXEMPLARES PARA A TERCEIRA IDADE! E nós os distribuímos de graça.

O INSTITUTO VIDA & CIDADANIA não tem mensalidades, não tem subvenções, não houve, ainda, doação para projetos sociais que executamos - que pode ser descontada do Imposto de Renda de cada empresa - e, assim, vamos vivendo da contribuição em troca da publicidade em nosso Jornal.

Já realizamos dezenas de palestras sobre os Direitos da Pessoa Idosa, participamos de TODAS as realizações da Gerência do idoso, dos Conselhos, das entidades voltadas à Terceira Idade, participamos de TODOS os Seminários, Oficinas e Congressos aqui realizados, publicamos gratuitamente a promoção de TODOS OS EVENTOS relacionados com as pessoas Idosas, único Jornal presente quando chamados pelo Prefeito Municipal durante o ano todo, promovemos três edições da Feira do Livro do Escritor idoso (AABB, CATI e CIOSC), juntamente com mostras de artesanato, pinturas, música e danças.

Estamos - nós do Instituto - assumindo a Presidência e demais cargos da Associação Catarinense de Idosos e Pré-Idosos, para levar a todo o Estado a certeza de uma luta em defesa da Terceira idade, com a divulgação de todas as formas, do Estatuto do Idoso.

Criamos, na Internet, espaço para divulgar e consolidar os nossos propósitos (www.jornalculturaelazer.zip.net).

E você?

Vai ficar aí, esperando a velhice chegar sem se mexer? É inevitável: Você vai ficar como nós e, portanto, já é hora de fazer alguma coisa em defesa do seu próprio futuro!

Não espere que todos os filhos e todos os netos e todos os genros e noras vão estar dispostos a segurar na sua mão! É triste dizer isso num Editorial de Jornal chamado pequeno e dirigido, mas esperamos que aqueles que estiverem lendo estas linhas passem para frente este alerta:

VOCÊ TAMBÉM VAI ENVELHECER E PODERÁ ESTAR SOZINHO NO FINAL DA ESTRADA.

Donato Ramos - Jornalista, Radialista, Escritor.

Presidente do INSTITUTO VIDA & CIDADANIA

Presidente da Associação Catarinense de Idosos e Pré-Idosos

donatoramos@uol.com.br

www.jornalculturaelazer.zip.net

www.academiadeletrasbr.com

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 22/11/2008
Código do texto: T1296809