Jean Moulin - O Grande Héroi da Resistência Francesa

Este nome é o sinónimo do heroísmo da Resistência Francesa durante a IIª Guerra Mundial.

Minada por diferentes correntes ideológicas, a Resistência ao inimigo em França era sobretudo dispersa, até que, pela influência do General De Gaulle em Inglaterra e depois de várias reuniões clandestinas, a Resistência se uniu e se transformou num real incómodo para os Nazis.

Um dos seus líderes no terreno foi Jean Moulin, foi ele um dos catalizadores da união; ele que sabia quase tudo sobre quase todos foi capturado e barbaramente torturado pelos Nazis, mas este homem que sabia quase tudo não disse nada e morreu após mais uma sessão de inumana tortura.

Se tivesse falado provavelmente milhares de pessoas teriam sido presas, torturadas e mortas e a Resistência teria sofrido um rude e fatal golpe do qual, provavelmente, não recuperaria mais…

Sabendo de tal, Moulin não falou, sacrificando a sua vida e salvando as tais milhares e parte da honra e orgulhos franceses.

Em Chartres (França) foi eregido um belo monumento em sua Homenagem com um punho vindo do chão e a segurar uma espada partida apontada ao céu.

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 21/11/2008
Código do texto: T1295932
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.