Jean Moulin - O Grande Héroi da Resistência Francesa
Este nome é o sinónimo do heroísmo da Resistência Francesa durante a IIª Guerra Mundial.
Minada por diferentes correntes ideológicas, a Resistência ao inimigo em França era sobretudo dispersa, até que, pela influência do General De Gaulle em Inglaterra e depois de várias reuniões clandestinas, a Resistência se uniu e se transformou num real incómodo para os Nazis.
Um dos seus líderes no terreno foi Jean Moulin, foi ele um dos catalizadores da união; ele que sabia quase tudo sobre quase todos foi capturado e barbaramente torturado pelos Nazis, mas este homem que sabia quase tudo não disse nada e morreu após mais uma sessão de inumana tortura.
Se tivesse falado provavelmente milhares de pessoas teriam sido presas, torturadas e mortas e a Resistência teria sofrido um rude e fatal golpe do qual, provavelmente, não recuperaria mais…
Sabendo de tal, Moulin não falou, sacrificando a sua vida e salvando as tais milhares e parte da honra e orgulhos franceses.
Em Chartres (França) foi eregido um belo monumento em sua Homenagem com um punho vindo do chão e a segurar uma espada partida apontada ao céu.