O Novo Velho

O que é ser idoso atualmente? Sentar em uma cadeira de balanço enquanto faz tricô ouvindo a missa de domingo? Ir ao bingo toda noite? Uma pessoa que passou dos 60 se encaixa automaticamente nesse quadro? Por que comecei com tantas perguntas?

Talvez a maioria dessas ou até mesmo todas não sejam respondidas, pelo menos enquanto ainda surgirem o que podemos chamar de “novidade”. É incrivelmente interessante como as pessoas de mais idade estão aptas a entenderem e captarem os avanços da sociedade. Aquele jogando xadrez com seu parceiro na praça um dia aderiu à moda dos lampiões, do forno à lenha, dos discos de vinil e outras traquitanas denominadas clássicas, além de terem acompanhado de perto a evolução da cultura pop.

Hoje cada um deles vêm esbarrando em um PC, tropeçando em um MP4 e caindo em um IPod, e quando tenta levantar... Derruba um DVD. A cada minuto é possível escutar um grito de “descobri”, e lá vamos nós novamente nos informarmos sobre mais um aparato recém-nascido da mente humana. Ainda consideradas traquitanas, mas que cabiam na palma da mão até ontem, pois hoje já guardo no bolso.

É normal sentirmos medo do rápido, da velocidade, e ambos são sinônimos de tecnologia. Tudo acontece veloz demais para serem acompanhados com olhos e ouvidos, e se é difícil para nós...

Surpreendentemente estamos ficando divididos entre os novos velhos e os novos novos. O que você quer ser? O que PRECISA ser?

O difícil para idosos é ficar fora desse mundo de futuros, uma vez que já o tenha conhecido, até mesmo obrigatoriamente através da inclusão digital, informatização. Por terem mais idade, muito é pensado sobre o tempo que perderam, que passou junto com sua chance de se apresentarem ao “novo”.

E aquele outro continua jogando xadrez com seu parceiro na praça, mas está lá jogando pelo notebook e acaba de dar xeque-mate em seu adversário que se encontra do outro lado do país. E pra você, o que é ser idoso atualmente?

Leandro Freire
Enviado por Leandro Freire em 19/11/2008
Código do texto: T1292906
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.