Deus Salve o Rio Grande, Tchê!
Vendo o álbum de um amigo virtual gaúcho mergulhei num passado longínquo e bem diferente de São Paulo, o coração do Brasil, onde vivo atualmente. Por que fotografias de tradição gaúcha me remetem ao bioma caatinga onde nasci e cresci? Lugares mais dicótomos, impossível.
Ninguém da minha família, que eu saiba, nem eu, jamais estivemos no Sul. Porém, entre nós e o gaúcho existe uma espécie de simbiose, pelo menos da nossa parte. Quando trato com gaúcho, é como se nos conhecêssemos há muito e tudo fica mais fácil.
Morei numa rua, no Embu, cuja vizinhança era quase toda gaúcha. Nunca tivemos problemas de nenhuma natureza, e até pescavam juntos, meu irmão e alguns deles.
Rio Grande do Sul de um certo Erico Veríssimo. Vibrei muito com o Capitão Rodrigo na tela da tv. Mas antes disso, eu me consternava (e me estarrecia) com o ídolo do meu pai, um gaúcho que cantava forte a trágica historia de sua “mãezinha que morreu queimada no jogo” Meu pai cuidava do LP como se jóia fosse, e depois de ouvi-lo, guardava-o longe do alcance da criançada. Cresci ouvindo Teixeirinha, na radiola, lá no sertão cearense.
Ainda hoje, lá em casa, o Gaúcho da Fronteira é ídolo de respeito e tem lugar garantido ao lado de Fagner ou Luis Gonzaga.
“Houve um curto silencio. Florêncio... entrou, montado num cavalo imaginário, e convidou Bolívar para irem atacar o inimigo no fundo do quintal. Bolívar botou na cabeça um velho chapéu de Rodrigo, apanhou sua espada de pau, montou no seu cavalo invisível e saiu com o primo a todo o galope”.
Preciso reler Um Certo Capitão Rodrigo, este magnífico texto que o gaúcho Erico deu à literatura brasileira. Nada mais universal que o regionalismo nas mãos de um mestre. Até me arrepia.
Há algum tempo, li, não me recorde aonde, que o gaúcho gosta de se vestir, se arrumar, ser notado. E por isso está sempre arrumado, alinhado, pronto à festa que lhe é a vida. Por isso criara os CTG's. Deve ser maravilhoso ser gaúcho.
Deus salve o Rio Grande, tchê! Deus salve meus amigos gaúchos virtuais e reais!