Museus

Reclamo sempre com "minhas" professoras, que elas não podem falar da falta de cultura dos pais e dos alunos, já que grande parte delas não têm hábitos como visitar museus, apreciar obras de arte, ouvir boa música, conhecer galerias e infelizmente, até mesmo hábitos de leitura.

Hoje revi o Museu da Língua Portuguesa, cuja exposição do momento é de Machado de Assis (segundo o ascensorista sua visitação será ampliada até março de 2009), aliada às mostras permanentes. É um espaço com atividades interativas, instalações bem planejadas e a utilização de equipamentos avançados. No "Beco da Palavra", alunos de alguma escola, na faixa de 9 anos de idade, mostravam-se empolgadíssimos com os processos de formação das palavras, apresentados de forma lúdica.

Após essa visita, atravessamos a avenida e fomos à Pinacoteca do Estado. Apesar de apreciar as obras do primeiro andar, detivemo-nos com êxtase no segundo, cujo acervo é permanente do museu. Os franceses ali estão instalados e Rodin, especialmente. As esculturas de bronze ou de mármore são de um naturalismo impressionante. O espaço tem pé direito avantajado e conta com bancos confortáveis e amplos, que convidam a uma parada para apreciação das obras de arte, para um descanso e uma reflexão sobre a beleza vista.

Descobri um local silencioso, tranquilo e de indiscutível bom gosto para um passeio de algumas horas e para um papo agradável. É um ambiente onde me senti excepcionalmente bem e aonde voltarei outras vezes.

Sônia Casalotti
Enviado por Sônia Casalotti em 19/11/2008
Reeditado em 19/11/2008
Código do texto: T1291247