(Imagem: Triunfo de Vênus - Ângelo Bronzino)
(Música: Sinfonia 5 -Beethoven )

Por que falar de amor?

 

 

Há poucos dias recebi um E-mail de uma leitora que fez a seguinte pergunta: “por que você escreve sobre o amor, não é um tema extremamente explorado?” O amor é um tema muito explorado, porém, jamais esgotado. Podemos falar que o amor é a essência da vida, ele encarna o princípio e o fim de todas as coisas, aliás, sem amor não existira a vida humana.

 

Falar de amor parece simples, parece coisa de poeta, de cantor romântico ou de escritor piegas. Falar de amor com amor não é fácil numa sociedade habituada ao vício consumista. Atualmente, se consome tudo em grande quantidade, sobrando apenas migalhas para o amor. Palavras de amor escritas de forma bonita, mas sem a sabedoria que o amor requer, encantam, satisfazem as necessidades imediatas, mas não fazem moradas na alma e nem engrandecem o conhecimento. Pior ainda é falar do desamor, da desgraça alheia, das tragédias noticiadas e consumidas pelos leitores com a avidez das aves de rapina.

 

Falar de amor não é auto-ajuda, embora o amor possa estar contido na auto-ajuda, não é bajulação, não é querer aplausos sem merecê-los. Falar de amor é acima de tudo: amar. E amar vai além do bem-quer, das afeições, dos desejos e das palavras bonitas. Amar não é conquistar ninguém é conquistar a si mesmo. Quando maior a capacidade de amar mais amplo é o mundo do indivíduo. Quanta mais restrita a capacidade de amar, mais nocivo se torna o homem, um exemplo disso é o egoísmo, no qual, prevalece apenas o amor próprio.

 

O amor é um tema que não é velho e nem novo ele se renova com a vida, ele é a vida. É impossível falar da vida sem falar do amor, pois, nascemos do amor e desenvolvemos várias formas de amor ao longo de nossa existência. O amor para com a pessoa amada, apesar de ser o mais festejado de todos os amores, é apenas mais uma das várias formas de amar. Amamos a vida, as pessoas que nos cercam, a família, a pessoa amada, o trabalho, a arte, a natureza, a pátria, a humanidade, o planeta e o universo.

 

A senhora leitora do E-mail tem toda razão em mencionar o que o amor é um tema muito explorado. Os livros mais lidos em toda história da humanidade como a Bíblia, o Alcorão e tantos outros, falam de amor com muita precisão, e apesar disso, a humanidade está carente desse nobre sentimento. Devo responder a minha querida leitora que sou apenas um humilde amante da literatura e dela faço uso para falar de amor. Brincando humildemente com as palavras, aprendi várias formas de falar de amor. Falar de amor é viver o amor e viver o amor é conhecer um caminho árduo, longo, com trechos mazelados e outros belos. Falar de amor é exercer a dignidade de propagar em altos brados o bem e de aprender com o mal sem dele fazer alarde. Falar de amor é aprender com o humilde e instruir o erudito. Falar de amor é exercer a humildade sem perder a galhardia. 


A Presente crônica faz parte de uma série intitulada: O CAMINHO DA EVOLUÇÃO publicadas semanalmente.


Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 18/11/2008
Código do texto: T1290152