O ser humano pode fazer escolhas.

O ser humano pode fazer escolhas.

É importante fazer escolhas, você não acha? Eu acho.

Neste campo o ser humano é um craque, verdade, ninguém melhor para provar isso que esse ser que se diz humano, que se pensa humano, que se sente humano, que se projeta humano, embora as ações desenvolvidas por ele, muitas vezes provem o contrário.

Ele, o ser humano, tem o direito de escolha, sabia? Pode escolher está vivo ou não, veja...

Quando opta por viver, acredita em si e no outro, se percebe sendo um ser criador e ver no outro o reflexo de seu ato criado. O OUTRO É REFLEXO DE SI. Cuida de si porque está cuidando do outro e nesse jogo não consegue ficar só, não se sente ilha. Abraça os companheiros, percebe que ele tem um cheiro, uma musicalidade, um ritmo agradável, um hálito, virtudes e defeitos. Ver nos olhos de quem está ao seu redor e consegue ler a alma; sabe do outro, dos semelhantes, diz que o ama e aperta-lhe a mão - sinal de que optou verdadeiramente por está vivo, vivo. A sua alegria não é individual, mas resultado de uma vivência conjunta.

A felicidade de quem está vivo não se acaba onde a do outro termina, mas se completa e vice-versa. Tem prazer em usar palavras mágicas: "Olhe! Bom dia! Como vai? Dormiu bem? Obrigado, muito obrigado! Pode deixar, faço isso para você com muito afeto. Que é isso, estava te esperando. Desculpa, não foi por mal. Eu te amo! Conte comigo se precisar. Estou sempre aqui... Não me esquece de ligar, ouvir sua voz para mim é mágico. Sua amizade para mim é boa demais...".

Se bem que alguns até dizem, usam algumas destas expressões mesmo sem se perceberem vivos. Está na formação de caráter, da personalidade, das convenções sociais que te exigem certas atitudes. São seres de espécie rara, adormecidos, ainda nas malhas das convenções sociais. Outros usam por vontade de aparecer, chamar atenção, fazer caridade ou gozo, puro gozo pessoal por está gozando da cara dos outros ou até para se fazer de lobo em pele de cordeiro, verdade. Já pensou nisso?

A que ponto o ser humano é capaz de chegar.

Para outros, a humanidade é uma espécie em extinção, quase acabada.

Dizem que os que decidiram ficar vivo, ser vida, ficaram para trás. As ações propagadas por meios de comunicação, a urbanização desenfreada, o capitalismo selvagem, os avanços tecnológicos, as grandes descobertas da ciência, o medo, a violência, a incerteza de sair de casa hoje sem saber se volta, a grande ascensão dos tóxicos são acontecimentos que provocam no ser humano estes questionamentos. De forma que o ser dito humano hoje teme as relações humanas, o contato corpóreo, o aquecimento das vozes próximas.

Esqueceram bons tempos, conceitos de família, valores e verdades, vivem amargurados sem saber onde estão, como vão, para onde caminha a humanidade. Seres de poucas falas e muitos remorsos. É um ser com desejo de morte, ao invés de construir, destrói. Destrói a si mesmo e ao próximo, vive com ódio e nada o agrada. Está sempre inconformado, inquieto, sem noção do real sentido da vida. A briga desenfreada pelo consumo o fez descrente. Se fizer sol, preferiria que chovesse, se chover... Não queria nem saber. Tem na voz uma arma de maldizer, no corpo a vontade de bater. Não sabe usar de gentileza e o uso dos bons costumes é banal, baboseira... Revoltados, conflitados, atados de todos os lados pela couraça das maldades: Mata sem piedade, pelo olhar traiçoeiro, pelo riso sinistro, pela falta de lealdade, pela falta de coragem de se ver no espelho. Mata por balas de verdade.

É importante, muito importante fazer escolhas, perceber-se ser neste mundo, vasto mundo de múltiplas escolhas e variadas oportunidades. Olhar para dentro de si, sentir-se, amar-se, pensar em si por minutos apenas. Descobrir a si mesmo, conhecer-se, perguntar-se quem é e obter resposta, não gritar apenas e ouvir ecos. Ver-se refletido no auto-retrato de sua personalidade, da imagem formada de si. Ainda há tempo, sempre há tempo de começar...já pensou em tudo isso?

Comece a se planejar, pensar na vida que quer e o que você pode fazer para realizar sonhos. Sonhe, sonhe alto, bem alto, sonhe ao máximo. Vá até onde pode te levar seus pensamentos. Quanto mais se sonha mais se cria possibilidades e chances de realizações... Agora, não sonhe sozinho, sonhe em conjunto, têm pessoas que estão ao seu redor, olhe no olho, crie laços, crie afinidades, desenvolva conceitos e compreenda, isso mesmo, compreenda. É importante a compreensão para quem resolve está vivo. São os seres que podem te apoiar, ajudar nas suas realizações...

Como ato concreto desse seu nascimento, faça como os orientais, plante uma árvore, regue-a, dê-lhe água e afeto, acredite que um dia serás capaz de sentar-se debaixo da sombra dela e usufruir de seus frutos, alem de está contribuindo para a saúde do planeta... Seja afetivo, crie elos. É no afeto que se descobre amante e só amando, mostrando amor que você fará toda a diferença. Nada de querer apenas amigos virtuais. Torne os seres ao seu redor cativados, especiais, únicos porque tem com você afinidades, uma relação...

Tenha uma crença, acredite. Veja-se no espelho e a cada dia faça o seu apelo de um dia feliz, com menos atropelos... Dê um dia diferente do dia que passou e que você será mais feliz, mais você, ainda que haja espinhos, entraves, empecilhos, veja que seus sonhos são maiores que isso... Isso mesmo... Faça escolhas. Doe sangue, doe vida, engaje-se. Tenha um filho e dê-lhe uma vida especial, diferente. O presente necessita, o futuro exige. O cidadão novo quer fazer escolhas, quer está vivo...

E depois de tudo isso, sinta-se escrito no livro de sua vida. O maior Best- seler, lido, relido, reinventado por todos aqueles que acreditam que o ser humano tem suas escolhas, faz a diferença e pode escolher a vida.

Vinicius Filme