Antes Que Termine O Dia
O que faríamos se nos fosse avisado que da vida só nos resta um último dia? Dá vontade de torrar todo o dinheiro da poupança, fazer uma churrascada com amigos.. tem gente que se trancaria no quarto em desespero, e simplesmente não faria nada. É uma situação que permitiria extremos opostos.
Mesmo, daria na cabeça fazer coisas simples que por toda uma vida adiamos em nome de convenções. De repente, chupar umas dez casquinhas de sorvetes de creme com calda de chocolate quente e crocante de castanha de cajú, sem ao menos se importar o quanto está pingando na blusa branca e lambrecando o queixo e o nariz. Agora está chovendo, e isso me dá uma outra louca vontade, de me entregar a essa clima lindo, de olhar esse céu todo matizado em tons de azul e dourado. Tomar banho de chuva, com o os olhos fechados e os braços abertos... brincar com os pingos d'água e me sujar rolando pela grama, manchando minha calça que nunca mais será a mesma. Mas, pra que pensar no que será dessa calça amanhã? Não haverá o amanhã! Eu só posso o HOJE.
E por isso quero rever meus amigos e brindar a nossa amizade. Permito-me algum excesso e tenho a sensação de felicidade quando posso me acabar de beber com os amigos, chorando e rindo ao mesmo tempo, como sinal evidente do turbilhão de emoções que me toma naquele momento; e cantando que "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito." Sair pelas ruas correndo e gritando, porque VALEU A PENA VIVER!
Soubesse hoje ser meu último dia, rasgaria meu peito e o deixaria um pouco em cada esquina. Procuraria as pessoas que me fizeram perder o juízo e enlouquecer de amor: seja por 5 minutos, seja por 500 anos para dizer o quanto AMO! E eu adoro essa prontidão do meu coração em amar, porque não encaro isso como uma banalização dos meus sentimentos; pelo contrário, sinto-me nobre e especial por conseguir recomeçar e estar outra vez tão pronta, sem reservas ou temores. Reconheço amores antigos como relíquias, e os guardo no cômodos recônditos do meu coração; pois nas paredes e ostentados estão os quadros de um novo amor. Eu amo amar e isso me permite encarar este último dia com um orgulho tremendo de ter sido a Levina.
Beijaria intensamente aquela boca que tantas vezes a minha desejou... Abraçaria um desconhecido qualquer e perguntaria: "E a vida o que é, meu irmão? Ela é a batida de um coração... É a vida! E é bonita, é bonita...!" E agora eu lhe pergunto: Para que a vergonha de ser feliz?
"Antes que Termine o Dia" é um filme que não me canso de ver e rever. Naquele estilo mesmo de um romance que nos incita a olhar para o lado e dar valor ao ser que amamos, enquanto ainda há tempo. Previsível demais, eu sei; tanto quanto a minha reação de reprisar a última cena não sei quantas vezes, aquela em que a mocinha - que perdeu o namorado em um desastre de carro - canta uma canção bela, que diz algo mais ou menos assim: "Algum pouco tempo. Só um pouco de tempo, já foi o suficiente para eu perceber a luz que a vida pode me dar através dos olhos seus...
Como todos os outros do gênero, provocou em mim aquela vontade de sair gritando o amor que hoje eu tenho. E que todos que tenham ouvidos, ouçam! Deu-me aquela coragem de investir, de dar a cara à tapa, de arriscar, ainda que as circunstâncias sejam totalmente contrárias. Quis seguir o endereço, parar em frente ao portão e chamar pelo nome. Tocar o vioção, que eu não sei, e cantar as canções que ela não fez para mim, até que saia pela porta, louca de vergonha, para que eu possa sequestrá-la e fugir desse lugar, onde o nosso amor possa ser livre!
Senti vontade de viver a vida de uma forma que dá medo, mas que reconheço ser a única forma de vivê-la realmente, em toda a sua plenitude. A única possibilidade de percorrer por todas as pontes e viadutos, por todos os cantos e becos, morros e túneis.
Antes que termine o dia, você precisa saber que "te amo" e o quanto amo. E que a amo muito antes do "nós". Antes que termine o dia, eu preciso beber mais um copinho, deixa? Só mais um copinho... Chupar mais um sorvete de baunilha e passar meu nariz melado no seu. Quero deixar a chuva me molhar, e a grama enlameada me sujar... E mesmo que amanhã eu tenha um dia atarefadíssimo, esta noite eu quero passar em claro com você, sobre você, muda, enxergando a sua alma através dos olhos seus. Você, amor que tenho.
Antes que termine o dia, sairei da frente desta tela para sentir essa brisa que não se repetirá e esta áurea que se desfazerá. Perceber como é este dia: Único, especial, e talvez, o último.
*Para você, que me faz viver compulsivamente o hoje, como se soubesse não vir o amanhã. Porque, realmente, algum pouco tempo, só um pouco de tempo foi o bastante para eu enxergar a luz que a vida pode me dar através dos olhos seus... Beijo.