VENCENDO O MEDO DE DENTISTA

VENCENDO O MEDO DE DENTISTA

ANTONI BIGCUORE*

Outro dia estava teclando com uma amiga de Minas Gerais, e esta me contou que tinha medo de dentista e se eu sabia alguma fórmula para vencer este medo. Eu lhe disse que, não obstante não ser formado na área de psicologia, mas que eu tinha o meu método pessoal para superar os meus medos.

O medo, diga-se de passagem é um mecanismo de defesa do ego. Desde o homem mais remoto, ela já sentia medo.

Fisiologicamente o medo faz com que o os músculos do corpo fiquem tensos, preparando o corpo para a fuga ou enfrentamento. As glândulas supra-renais segregam uma grande quantidade de adrenalina no organismo, fazendo, inclusive, que o coração se acelere.

O método que eu desenvolvi, foi o seguinte:

0.1. QUERER. Querer a nível consciente, superar a sensação de medo. Isto é de suma importância. A pessoa tem que QUERER superar tal problema.

0.2. ENCARAR. Encarar de frente o medo como benefício. (exemplo em tela: encarar a pessoa do dentista como um amigo; alguém que irá ajudá-lo(a).

0.3. MENTALIZAR. Mentalizar o depois do tratamento. Você ficará com um belo sorriso e não estará sujeito a doenças provocadas pelos dentes cariados. Melhora muito a sua auto estima.

0.4. RELAXAMENTO. Praticar antes de tudo, o relaxamento neuromuscular para fazer a mentalização. O cérebro libera as chamadas endorfinas, hormônios do relaxamento e bem estar, neutralizando a sensação de dor.(use um fundo musical orquestrado ou mentalize uma bela paisagem, praia etc).

0.5. Mentalize seu corpo bem relaxado quando estiver sentada na cadeira do dentista.

0.6. FÉ EM DEUS. Sinta a presença do Espírito Santo de Deus a lhe acalmar. Peça-lhe para abençoar a pessoa do dentista para que ele cumpra fielmente o seu trabalho em seu benefício.

====================================================

*Antoni BigCuore. Autor é cantor e Escritor em SP.sp. Acesse seu link – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. Sao mais de 700 textos, de boa qualidade, à sua disposição. Confira!!! (sp.16.11.08, às 11,15 hrs)

====================================================